Resultado do Enem 2023 já está disponível; veja como acessar

Institucional - Nike

O resultado do Enem 2023 já está disponível! As notas foram divulgadas nesta terça-feira (16), às 10h30, pelo Inep, responsável pela elaboração do exame. Para ver as notas individuais, os candidatos precisam acessar a Página do Participante, no site enem.inep.gov.br. Desde o início desta manhã, candidatos relatam nas redes sociais instabilidade no site.

A edição do Enem de 2023 teve 3,9 milhões de inscritos, e 71,9% deles compareceram ao segundo dia de prova. Os estudantes não são reprovados ou aprovados no Enem – ou seja, as notas, isoladamente, não significam muita coisa. Elas podem ser usadas, no entanto, para acessar a universidade. Atualmente, três programas do governo federal usam a nota do Enem: Sisu, Prouni e Fies. A nota também pode ser usada nos processos seletivos próprios das faculdades como o Enem-USP.

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior. A partir de 2024 ele está sendo realizado apenas uma vez ao ano, no primeiro semestre, com o objetivo diminuir as vagas ociosas e remanescentes – mas as vagas para o segundo semestre continuarão sendo ofertadas nesta edição.

Nesta edição, 127 universidades participarão do Sisu, com 264.254 vagas divididas entre o primeiro e o segundo semestre. O início das inscrições no Sisu 2024 estão previstas para segunda-feira (22). Confira aqui todas as mudanças.

Prouni

O Prouni (Programa Universidade Para Todos) é uma iniciativa do governo federal para facilitar o acesso de alunos de baixa renda ao ensino superior. O programa oferece bolsas de estudos parciais (50%) e integrais em faculdades privadas. As datas do Prouni 2024 ainda não foram divulgadas.

Fies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Calendário Sisu 2024

Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
Participação na lista de espera: entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
Resultado das listas de espera: determinado pelas universidades

Guia do Estudante

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!