“GTA 6”: game terá NPCs humanos e animais mais inteligentes; entenda

Institucional - Nike

O lançamento do primeiro trailer oficial de “GTA 6” foi um dos maiores eventos do ano na indústria dos games. Em cerca de 90 segundos, os fãs da franquia puderam ter uma pequena ideia do que esperar do game que está previsto para chegar em algum momento de 2025.

No material divulgado pela Rockstar, muitas coisas chamaram a atenção do público, como a diversidade de fauna, as diferentes ambientações disponíveis em Vice City e, principalmente, a maneira como os NPCs estão agindo e se comportando dentro do jogo.

Embora não tenha sido confirmado ainda pela Rockstar, é muito provável que a empresa esteja utilizando um sistema de inteligência artificial avançada para os personagens não jogáveis. A ideia é torná-los um pouco mais inteligentes e tenham animações mais dinâmicas durante o jogo.

Recentemente, um usuário do Reddit descobriu um menu de depuração em materiais vazados que dão mais detalhes sobre o sistema avançado de IA para NPCs que estará presente em “GTA 6”. Além de um comportamento menos “robótico”, o material revela que os personagens terão emoções, animações e reações mais dinâmicas e até poderão se lembrar de ações protagonizadas pelo jogador.

Essa nova tecnologia deve impactar, por exemplo, nas animações e comportamento dos NPCs policiais, que ao longo da franquia foram relativamente fáceis de despistar em perseguições de carro. Além disso, em tiroteios eles pareciam sempre tomar as piores decisões possíveis.

O sistema de IA avançada deve impactar também nos animais, que contarão com recursos parecidos com os dos personagens humanos e, portanto, podem apresentar comportamento mais dinâmico e realista.

Nova tecnologia patenteada pela Rockstar

Em 2020, a Rockstar registrou a patente do chamado “System and Method For Virtual Navigation In A Gaming Environment” (Sistema e Método para Navegação Virtual em um Ambiente de Game). De acordo com as informações disponíveis, a tecnologia foi desenvolvida por Simon Parr, chefe de programação de IA, e David Hynd, diretor associado de tecnologia da Rockstar.

Na prática, a nova tecnologia desenvolvida pela Rockstar utiliza IA para tornar os NPCs mais inteligentes no trânsito sem ser refém de limitações de hardware. Além dos motoristas, que apresentarão um comportamento mais próximo da realidade, os pedestres também terão comportamento e ações impactados pela nova tecnologia e devem agir de forma mais inteligente.

Giz Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!