Unesp 2023: primeira fase do vestibular acontece nesta terça (15)
O dia 15 de novembro pode até ser o feriado de Proclamação da República, mas para os vestibulandos é dia de prestar Unesp (Universidade Estadual Paulista). A primeira fase do vestibular 2023 acontece nesta terça-feira (15) e conta com 67.657 inscritos. São ofertadas no processo seletivo 7.680 vagas nos cursos de graduação da universidade.
Entre os cursos mais disputados, Medicina leva o primeiro lugar. A opção do curso no campus de Botucatu tem a maior concorrência desta edição: são 239,5 candidatos concorrendo pela mesma vaga. Outros cursos na lista dos mais concorridos são Psicologia, em Bauru, com 49,2 candidatos por vaga, e Ciência da Computação, também em Bauru, com a relação candidato-vaga chegando a 37,6.
A primeira fase é aplicada simultaneamente em 35 cidades, sendo a maior parte delas no estado de São Paulo. Além dos municípios paulistas, Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG) também realizam a aplicação. A taxa de inscrição deste ano foi de R$192. Veja como é a prova.
Prova da primeira fase
Nesta primeira fase, os candidatos farão uma prova com 90 questões de múltipla escolha, com duração máxima de 5 horas. São perguntas envolvendo as áreas do conhecimento desenvolvidas ao longo do Ensino Médio. A distribuição de questões acontece da seguinte forma:
30 questões de Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte);
30 questões de Ciências Humanas (elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
30 questões de Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Biologia, Química, Física e Matemática).
Pode ainda haver questões interdisciplinares, ou seja, que abordem conteúdos de mais de uma disciplina.
Diferentemente do Enem, a Unesp não calcula a nota segundo a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Todas as questões têm o mesmo valor. Assim, a estratégia de responder primeiro as mais fáceis e deixar para depois as difíceis é muito importante. “É melhor garantir ponto logo no começo da prova. O candidato que perde tempo nas difíceis vai se prejudicar”, diz o professor do Colégio Oficina do Estudante, Célio Tasinafo.
O que levar
Em ambas as fases, os candidatos devem se atentar a lista de documentos e materiais necessários para a realização da prova. Para a identificação pessoal, é exigido o original de algum dos documentos listados abaixo:
Cédula de Identidade – RG;
Carteira Nacional de Habilitação, expedida nos termos da Lei Federal no 9.503/97;
Certificado Militar;
Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
Passaporte;
Registro Nacional de Estrangeiros – RNE;
Carteiras de Identidade expedidas pelas Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares;
Carteira de Órgão ou Conselho de Classe.
Para a realização da prova, o candidato deve levar apenas dois itens consigo:
Caneta esferográfica com tinta preta;
Régua transparente;
Atenção: segundo o edital do vestibular, a utilização de uma caneta de tinta de outra cor para o preenchimento do gabarito poderá acarretar em prejuízo ao candidato, uma vez que as marcações poderão não ser detectadas pelo software de correção.
Em relação ao uso de máscaras, a recomendação é seguir as diretrizes dos órgãos de saúde. O edital do vestibular somente afirma que é recomendável o uso de máscaras como medida preventiva, apesar de não ser obrigatório. O candidato que usar o item será o próprio responsável pelo acondicionamento e/ou descarte de seu material de proteção.
O que não levar ou usar
Durante as provas não será permitida a utilização de nenhum aparelho eletrônico, tais como calculadora, telefone celular, relógio, reprodutor de áudio de qualquer natureza ou de qualquer material que não seja o fornecido pela Fundação Vunesp;
Não será perimido o uso de protetor auricular, boné, gorro, chapéu e óculos de sol.
Por medida de segurança, os candidatos deverão manter as suas orelhas visíveis à observação do fiscal de sala. Portanto, não serão permitidos cabelos longos soltos, bandanas ou similares.
É expressamente proibido portar armas de qualquer espécie.
Horários
Segundo o edital, o horário de chegada ocorrerá em grupos com intervalo de 30 minutos para evitar aglomerações na entrada do prédio, portanto, o candidato deverá chegar rigorosamente no período estabelecido na convocação. O candidato ao entrar no prédio, deve dirigir-se imediatamente à sua sala de prova.
Fechamento dos portões: 14h
Início da prova: 14h:
Horário mínimo de saída: 16h
Término da prova: 19h
Não serão admitidos candidatos atrasados. A recomendação é sair de casa com antecedência, para evitar atrasos e nervosismos desnecessários.
Calendário completo Unesp 2023
Primeira fase: 15 de novembro
Divulgação da lista de convocados para a segunda fase: 5 de dezembro
Divulgação dos locais de prova da segunda fase: 5 de dezembro
Provas de habilidades específicas: 13 a 22 de dezembro (consultar o edital para ver a data de cada curso)
Segunda fase: 19 de dezembro
Divulgação da lista geral de classificação: 1º de fevereiro de 2023
Matrícula Virtual: 2 a 7 de fevereiro de 2023