Tudo o que você precisa saber sobre o Sisu 2023/1
As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) estarão abertas entre os dias 16 a 24 de fevereiro. Trata-se de um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior, por meio da nota da edição mais recente do Enem. A menos de um mês para o início do processo seletivo do primeiro semestre, vale esclarecer pontos importantes sobre o programa e já ir anotando as dicas. Vamos lá!
O que você precisa decidir durante as inscrições do Sisu
Para se candidatar às vagas é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição no Enem 2022 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções de vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. As duas escolhas podem ser em diferentes cursos e em diferentes universidades ou do mesmo curso, na mesma universidade, só que em turnos diferentes.
É possível também só preencher uma das opções, já que a segunda não é obrigatória. No entanto, neste outro texto, explicamos porque é interessante pensar com carinho na segunda opção e como analisar as possibilidades.
O candidato também deverá indicar na inscrição qual é a modalidade de concorrência em que ele se encaixa: ampla concorrência ou cotas para escolas públicas ou PPI (pretos, pardos e indígenas). Mas, ainda que ele tenha direito a concorrer pelas ações afirmativas, poderá optar pela ampla concorrência como estratégia. Entenda, neste outro texto, alguns casos em que vale a pena a ampla concorrência, mesmo tendo direito a cotas.
Como funcionam as notas de corte
Durante a semana de inscrições, o sistema calcula, uma vez por dia, a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos participantes inscritos.
Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Neste caso, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, e uma nova nota é gerada.
O candidato poderá, durante o período de inscrição, modificar suas opções quantas vezes quiser. O Sisu irá considerar somente a último registro.
A aprovação e a lista de espera
Se o desempenho do candidato permitir o ingresso nos dois cursos escolhidos, prevalecerá a primeira opção. O resultado do Sisu será divulgado no dia 28 de fevereiro.
O candidato que não for aprovado em nenhuma das duas opções de curso poderá manifestar interesse na lista de espera para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição. Vale lembrar que os aprovados na segunda opção não poderão concorrer na lista de espera da primeira.
Depois que o processo do Sisu é encerrado, quem manifestar interesse na lista de espera deve ficar atento às chamadas nos sites das próprias universidades em que estão concorrendo. Não há um cronograma ou uma quantidade exata de chamadas nesta modalidade, tudo dependerá do número de vagas ofertadas e de quantos convocados se matricularem. Ou seja, conforme as desistências forem registradas, as instituições liberarão mais chamadas.
A matrícula do Sisu
Como vimos, para se inscrever no Sisu é necessário somente o número do CPF e a senha cadastrada no Enem. No entanto, caso seja aprovado, o candidato deverá apresentar uma relação de documentos na hora de se matricular na universidade. Essa documentação é apresentada pela própria instituição.