Tema da redação do Enem: quais foram os assuntos mais cobrados em 20 anos?

Institucional - Nike

Há quem diga que o tema da redação do Enem é o maior mistério do exame e que é impossível prevê-lo. Quer um exemplo? Quando a prova cobrou em 2019 que os candidatos escrevessem sobre a “democratização do acesso ao cinema no Brasil” a surpresa foi geral. Muita gente também não esperava escrever sobre a “invisibilidade das pessoas que não têm registro civil”, no Enem 2021. Mas a verdade é que, apesar de não ser possível cravar o tema exato, é possível saber ao menos quais são os grandes assuntos mais cobrados na redação do Enem, como cultura ou cidadania, por exemplo. Já é uma mão na roda na hora dos estudos, concorda?

Para te ajudar a mapear quais são essas áreas preferidas do Inep na hora de escolher um tema para a redação, o GUIA DO ESTUDANTE recorreu a uma dica da professora Daniela Toffoli, do Curso Anglo. Nesta matéria sobre como estudar redação sozinho, ela explica que uma das maneiras de pensar a temática da redação é por meio dos chamados eixos temáticos. Eles nada mais são do que grandes áreas que podem abarcar diversos temas em comum. Do eixo “cultura”, por exemplo, é possível extrair um tema de redação sobre a importância do cinema, sobre o papel da literatura ou sobre manifestações culturais populares.

Os eixos temáticos sugeridos por Daniela são:

meio ambiente;
educação e trabalho;
violência, leis e punições;
cidadania e poder;
comunicação e mídia;
bens culturais e relações sociais;
corpo, saúde e sexualidade

Levando em conta estes sete eixos, veja quais são, afinal, os assuntos preferidos da redação do Enem e que merecem a atenção do estudante.

Cultura e sociedade no topo do ranking

Que tal aprofundar seus conhecimentos sobre as produções artísticas no país, a importância da diversidade e da tolerância, além dos desafios para valorizar e democratizar diferentes manifestações culturais? Quem tinha essas respostas na ponta da língua se deu bem nas redações do Enem 2006, 2007, 2016, 2019 e 2022.

Analisando as últimas vinte edições do exame, é possível perceber que pelo menos cinco temas de redação poderiam se enquadrar no eixo “bens culturais e relações sociais”. Vale ressaltar que aqui cabem não apenas temas relacionados a manifestações artísticas, mas também aos diferentes modos de vida – afinal na definição antropológica, cultura também é o conjunto de saberes e tradições de um grupo social.

Confira quais foram os temas neste eixo:

Desafios para valorização dos povos tradicionais (2022);
Democratização do acesso ao cinema no Brasil (2019);
Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (2016);
O desafio de se conviver com a diferença (2007);
O poder de transformação da leitura (2006).

Vai uma aulinha de educação midiática?

Um outro eixo que teve grande destaque ao longo das últimas edições foi o de “comunicação e mídia“. O Enem espera que os candidatos estejam atentos a discussões sobre a importância da comunicação, os perigos da manipulação, as interações em diferentes meios de comunicação (especialmente a internet) e como tudo isso impacta a sociedade.

Ao todo, quatro temas se encaixaram neste eixo desde 2003. São eles:

Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (2018);
Publicidade infantil em questão no Brasil (2014);
Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (2011);
Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação (2004)

Múltiplas violências

Assim como o eixo anterior, “violência, leis e punições” também são assuntos abordados com frequência na redação do Enem. As edições de 2003, 2005, 2013 e 2015 apresentaram temas que poderiam se encaixar neste eixo. No geral, são violências que persistem na sociedade brasileira a despeito da legislação, e a banca espera que o candidato reflita sobre suas causas e aponte caminhos para a superação delas.

No Enem, elas apareceram nos seguintes temas:

A persistência da violência contra a mulher no Brasil (2015);
Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (2013);
O trabalho infantil na realidade brasileira (2005);
A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo? (2003)

Outros eixos que se destacam – e como eles podem se misturar

Os três eixos citados até aqui foram os que apareceram com maior frequência na redação do Enem ao longo das últimas décadas, mas os candidatos também já se depararam com temas acerca de “cidadania e poder” (Enem 2009, 2012, 2021); “educação e trabalho” (2010 e 2017); corpo, saúde e sexualidade (Enem 2020) e meio ambiente (Enem 2008).

Apesar dos eixos temáticos apontarem um caminho na preparação para a prova, o candidato também precisa ter em mente que a prova do Enem é muito interdisciplinar – incluindo na redação! Na prática, isso significa que alguns temas podem se relacionar com diferentes eixos, até porque determinados assuntos são multifatoriais.

Um exemplo é o tema do Enem 2014, que tratou da publicidade infantil no país. Embora ele esteja mais próximo do eixo “comunicação e mídia”, já que fala do impacto dessas propagandas que são veiculadas por meios de comunicação, ele também esbarra no eixo de “violência, leis e punições”, já que o candidato deveria abordar a legislação vigente sobre o assunto.

Da mesma forma, o tema da última edição, “desafios para valorização das comunidades tradicionais”, também diz respeito ao eixo de cidadania e até meio ambiente – muitos candidatos argumentaram sobre a importância das comunidades tradicionais na preservação ambiental.

Guia do Estudante