Ruídos brancos nos estudos

Institucional - Nike

 

Quando é necessário concentrar-se para realizar uma tarefa que exige o máximo de capacidades cerebrais, como nos estudos, muitas vezes procuramos nos isolar de qualquer barulho. 

Mas existe uma solução aparentemente ainda mais eficaz: o ruído branco.

Então, o que é ruído branco? E desde quando o ruído pode ter uma cor?

Para responder a essa pergunta, devemos primeiro lembrar o que é um som. Os sons são vibrações do ar, geradas pela fonte sonora. Elas se espalham para nossos tímpanos, que ficam excitados com essas variações de pressão. Em seguida, traduzimos essas vibrações em som.

Os instrumentos musicais, mas também as cordas vocais, criam sons vibrando o ar em frequências específicas. No caso de um violão, por exemplo, é variando o comprimento da corda que pode vibrar que a nota produzida é modificada. Na verdade, encurtar a corda força-a a vibrar em uma frequência mais alta e, portanto, a nota parece mais aguda.

A vibração de uma corda de violão de certa rigidez e comprimento ocorre em uma frequência regular, e é assim que uma nota é produzida. A corda que é colocada em vibração segundo um sinal sinusoidal, reproduz esta vibração no ar. Temos aqui uma nota, algo regular, que nosso cérebro identifica.

Como ajudar nosso cérebro a parar de prestar atenção nas músicas, e se concentrar apenas nos estudos?

O ruído circundante deve ser “dissolvido” em um sinal de fundo neutro.

E isso é ruído branco: um sinal de som sem frequência particular. Sem ritmo, apenas uma compilação aleatória de vibrações do ar sem frequência regular que se destaca mais do que o resto.

O ruído rosa e o ruído marrom são variações específicas do ruído branco, para os quais a densidade de distribuição de frequência é maior nos graves. Esses ruídos às vezes também são usados ​​para mascarar o ambiente. A eficácia da terapia de ruído branco, rosa ou marrom demonstrou aliviar a percepção de ruídos. 

De acordo com um estudo da Universidade de Chicago, ouvir um volume moderado de ruído branco proporciona maior criatividade e também pode ajudar nos momentos de estudo e concentração.

Em alto volume, por outro lado, todo o benefício é perdido. Nenhum ganho na concentração não pôde ser explicitamente demonstrado. Em vez disso, é o oposto que é apresentado: uma perda de funções cognitivas e capacidades mentais.

Muitos sites oferecem geradores de ruído branco que você pode deixar funcionando em seu PC ou dispositivo móvel conectado ao alto-falante.

O ruído branco como um auxílio para dormir para bebês

Muitos pais vivenciam isso: o bebê está obviamente cansado e deveria dormir. Mas, por alguma razão, ele não cai no sono, não importa o que você faça. E quando consegue adormecer, o sono dura pouco e começa toda a batalha de novo.

Nesses casos, o ruído branco costuma ser um meio eficaz. Os sons têm um efeito calmante no bebê e efetivamente aceleram o adormecimento. 

Sua eficácia como auxiliar do sono foi até confirmada em estudos científicos. 

Acredita-se que isso possa ter algo a ver com o fato de que o ruído pode se assemelhar aos ruídos no útero. 

O nível de ruído constante também garante que ruídos desagradáveis ​​do ambiente, que normalmente acordariam a criança, sejam mascarados. O ruído, portanto, reduz o risco de o sono ser interrompido precocemente.

Mas quão útil é o ruído branco para adultos?

Agora, é claro, você pensa: “O que deve ser bom para um bebê com certeza também é bom para os adultos, não é?”

Mas, isso é realmente a verdade? Queríamos saber mais e ver mais de perto a eficácia do ruído branco em adultos nas áreas de sono, concentração, redução de estresse e também para a melhoria das funções cognitivas.

Aqui estão nossos resultados.

Um auxiliar de sono eficaz para adultos

Para encurtar a história: sim, o ruído branco também pode ser um auxílio para dormir eficaz para adultos!

Até que ponto isso pode ter algo a ver com o fato de que os ruídos nos lembram o tempo no útero nunca pode ser realmente dito.

O que é certo, porém, é que, para muitas pessoas, o ruído efetivamente facilita o adormecimento. E para quem está se preparando para uma prova importante, nada mais indicado do que manter um regime de sono perfeito.

Um estudo de 1982 já mostrou, por exemplo, que o ruído é percebido pelo nosso cérebro como algo sem importância e insignificante. Se isso também garante que não podemos mais perceber ruídos irritantes do ambiente, isso significa que nosso cérebro não é mais estimulado e, portanto, podemos relaxar e adormecer.

É possível dormir mais profundamente com ruído branco

Na verdade, o ruído branco não só pode ajudá-lo a adormecer, mas também pode melhorar o próprio sono!

Um estudo feito em 2015 mostrou, por exemplo, que o ruído branco nos hospitais garante que os pacientes possam adormecer mais rápido e dormir, principalmente mais profundamente. 

Outro estudo também descobriu que o ruído branco também pode ser eficaz para ajudar pessoas com insônia a adormecer mais rapidamente e melhorar a qualidade do sono.

Melhor concentração por meio de ruído branco

O ruído branco não apenas melhora o sono, mas também pode ajudar a manter o foco. Pode ser particularmente útil em ambientes com muito ruído de fundo irritante. E infelizmente, esse quase sempre é o caso quando se estuda em casa.

Uma vez que o ruído cobre toda a faixa de frequência audível, ele se mistura com todos os ruídos possíveis no ambiente e muitas vezes os torna quase imperceptíveis. 

Os ruídos de fundo não são mais registrados por nós e, portanto, não podem mais nos distrair! 

Vários estudos confirmaram os efeitos positivos do ruído branco na concentração. Por exemplo, descobriu-se que o ruído pode promover a aprendizagem e a memória em adultos. 

Tanto estudando pela internet quanto estudando com livros e outros materiais, é preciso sempre manter a maior concentração possível. Porque o ruído mascara os ruídos e conversas perturbadoras dos colegas, bem como o ruído da rua em frente à nossa janela.

Relaxe e alivie o estresse com ruído branco

Os mesmos fatores que tornam o ruído branco um auxílio para o sono e a concentração também podem ter um efeito positivo no relaxamento e na redução do estresse. Principalmente em momentos anteriores a alguma prova importante, temos a tendência de ficarmos mais nervosos e estressados.

O ruído e outros ruídos negativos no ambiente às vezes podem nos oprimir e nos irritar. Infelizmente, em tais situações nem sempre é possível encontrar um lugar tranquilo onde você possa escapar de toda a agitação e estudar em paz.

Nesses casos, o ruído branco reproduzido pelos fones de ouvido pode fornecer o alívio necessário. Também aqui o ruído mistura-se com os ruídos desagradáveis ​​e, assim, reduz a sua intensidade de irritação.

Um estudo de 2018 produziu resultados surpreendentes. Nele, os cientistas examinaram o efeito do ruído branco em idosos que sofriam de demência e que muitas vezes se sentiam preocupados e agitados na vida cotidiana.

Os resultados mostraram que o ruído teve um efeito positivo e pode reduzir significativamente o humor negativo das pessoas.

E sobre o ruído rosa, ele ajuda também?

O ruído rosa oferece os mesmos efeitos positivos que o ruído branco. Por exemplo, um estudo mostrou que o ruído rosa reduziu efetivamente a atividade cerebral e, assim, permitiu um sono melhor e mais profundo.

Além disso, um efeito positivo do ruído rosa no desempenho da memória de pessoas mais velhas pode ser determinado.

Comparado ao ruído branco, o ruído rosa tem uma vantagem decisiva: soa muito mais agradável, especialmente quando você ouve por um longo período de tempo.

Portanto, para a maioria das pessoas, ele se presta mais do que ruído branco.

Conclusões

Existem muitos aparelhos e aplicativos que emitem esse som. Pessoalmente, recomento o da marca Honorall, disponível na Amazon.

Na verdade, o ruído branco oferece alguns efeitos benéficos não apenas para bebês, mas também para adultos. Especialmente quando se trata concentração, foco e alivio do estresse quando se tem um regime de estudos mais puxados, o ruído branco pode ajudar a aliviar a pressão sentida.

Nos estudos, temos que procurar sempre maneiras de melhorar nossos resultados, e o ruído branco é um método comprovado de ajudar nessa missão de cada dia.

Assista no Youtube

Faça o teste e veja como seu rendimento nos estudos para o Enem, a OAB ou Concursos Públicos será aumentado.

Quando aplicado em conjunto com as demais técnicas de estudo e produtividade, tais como PomodoroFluxo de Estudo, Mapas Mentais, o Método Feynman, o estudo Reverso, o princípio de Pareto, os Flashcards, entre outras, o seu aprendizado será exponencial.

Se você gostou do artigo, curta, compartilhe nas suas redes sociais, inscreva-se no Blog Fluxo de Estudo e nas redes sociais do autor.

Fique por dentro das dicas e novidades sobre organização, produtividade, aprendizagem acelerada, memorização, estratégias e técnicas de estudo.

Inscreva-se também no FluxoCast, o Podcast do Blog Fluxo de Estudo, disponível nas principais plataformas de streaming:

Spotify

Apple

Google

Amazon

Tenha acesso a milhares de e-books gratuitos baixados diretamente no seu dispositivo de leitura, clicando aqui.

O FluxoCast é apresentado por Godoy D. F. e convidados eventuais e tem por missão organizar seu trabalho e sua vida, potencializando seus estudos para provas do Enem, exames (vestibulares e OAB) e concursos públicos.

Baixe o eBook Trello para Exames, Vestibulares e Concursos na Amazon (grátis no Kindle unlimited): https://fluxodeestudo.com/trelloamz

Baixe o eBook Trello para Gestão de Processos – Escritório de Advocacia: Metodologia Ágil com Relatórios de Acompanhamento, disponível em https://fluxodeestudo.com/trelloadv

Baixe o eBook Fluxo de Estudo – Escrevente Técnico do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP): Cronograma de Estudos e Revisões, disponível em https://fluxodeestudo.com/fluxotjsp

Baixe o eBook Fluxo de Estudo – Técnico do Ministério Público da União (MPU) – Administração: Cronograma de Estudos e Revisões, disponível em https://fluxodeestudo.com/fluxompu

Organize seus estudos, organize sua vida

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!