Resultado do Prouni 2023/1 é divulgado nesta terça (7)
Estudantes que se inscreveram na primeira edição de 2023 do Prouni (Programa Universidade para Todos) podem, a partir desta terça (7), consultar se foram contemplados pelo programa, que oferece bolsas de estudo em faculdades particulares para pessoas de baixa renda. O resultado está disponível no portal Acesso Único do MEC (Ministério da Educação).
Além de obedecer aos critérios socioeconômicos, para participar do Prouni era necessário ter obtido média superior a 450 nas provas do Enem 2021 ou 2022 e não ter zerado a redação.
Matrícula
Para efetivar a matrícula e garantir a bolsa, os candidatos pré-selecionados no Prouni devem comprovar as informações prestadas durante as inscrições junto à instituição onde foram aprovados. Este processo vai desta terça (7) até o dia 16 de março.
Durante este mesmo período, algumas faculdades podem exigir ainda que os pré-selecionados façam uma prova adicional, nos moldes de um vestibular. Essa informação estava disponível no período de inscrição do Prouni.
Documentos
Para confirmar as informações da inscrição os candidatos devem apresentar uma relação de documentos para a instituição onde pretendem estudar. Estes documentos, normalmente, servem para comprovar a identidade, condição socioeconômica e a trajetória escolar do candidato – se estudou, por exemplo, em escolas públicas ou particulares.
A lista de documentos pode variar um pouco de uma instituição para a outra, mas o MEC indica todas as possibilidades em uma lista. Confira aqui os principais documentos solicitados.
Também é de responsabilidade do candidato verificar os horários de atendimento da faculdade e se a entrega dos comprovantes será online ou presencial.
Calendário Prouni 2023/1
Comprovação de documentos e eventual processo seletivo adicional: 7 a 16 de março
Comprovação de documentos e eventual processo seletivo adicional: 21 a 30 de março
Período para demonstrar interesse na lista de espera: 5 e 6 de abril
Lista de espera: 10 de abril
Comprovação de documentos e eventual processo seletivo adicional: 10 a 19 de abril