Reestruturação da PCDF é APROVADA no Senado Federal

Institucional - Nike

Foi aprovada pelo Senado Federal na última terça-feira, 12 de maio, a Medida Provisória (MP) que institui a reestruturação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 05 de maio de 2021. As informações foram confirmadas pelo portal Metrópoles.

A MP foi editada após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pela inconstitucionalidade de leis editadas pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) que resultaram na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) Nº 3.666.

Segundo a Corte, por ser custeada pela União, a Polícia Civil do Distrito Federal só poderia passar por reestruturação nos cargos, funções e disposição interna após apreciação pelo Congresso Nacional.

Segundo texto aprovado, a organização básica da PCDF será a seguinte: Delegacia-Geral, Gabinete do Delegado-Geral, Conselho Superior, Corregedoria-Geral, Escola Superior e oito departamentos.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, poderá, a partir de proposta do delegado-geral, realocar ou transformar cargos em comissão e funções de confiança, respeitando a regra de não aumento de despesas. O texto também manteve os cargos em comissão e as funções de confiança na Polícia Civil do Distrito Federal.

A permissão para que o governo do Distrito Federal conceda assistência à saúde aos servidores e seus dependentes foi incluída pelo relator na Câmara dos Deputados, deputado Luis Miranda, desde que observada a disponibilidade orçamentária do Fundo Constitucional (FCDF).

O texto da MP, que poderia caducar na próxima sexta-feira (14), caso não fosse apreciada, agora segue para sanção presidencial.

Post Reestruturação da PCDF é APROVADA no Senado Federal em Estratégia Concursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!