Prazo para inscrição no Enem 2023 acaba nesta sexta-feira (16)
Fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) abre muitas portas: por meio dele, estudantes podem garantir uma vaga em universidades públicas, bolsas em faculdades particulares, financiamento estudantil e até uma chance de estudar no exterior! Mas, para isso, é preciso ficar de olho no calendário: as inscrições para o Enem 2023 só vão até esta sexta-feira (26).
Não há critérios ou limite de idade para fazer o exame: quem quiser participar só precisa acessar a Página do Participante e se inscrever. O GUIA DO ESTUDANTE preparou um passo a passo para auxiliar neste processo.
A inscrição só é confirmada mediante o pagamento da taxa de R$85 até 21 de junho. Lembrando que candidatos contemplados com a isenção também precisam se inscrever. Já estudantes que cursam o último ano do Ensino Médio em escolas públicas também estão liberados do pagamento da taxa – mesmo que não tenham solicitado a isenção previamente.
Solicitação de atendimento especial e tratamento pelo nome social
O período para o pedido de atendimento especializado e tratamento pelo nome social também segue o prazo de inscrições: começa nesta segunda-feira (5) e se estende até o dia 16 de junho. O resultado está previsto para o dia 26 de junho, e há a opção de recurso até o dia 30 de junho caso o candidato esteja em desacordo com a resposta. O resultado do recurso será disponibilizado no dia 5 de julho.
De acordo com o edital, o atendimento especial pode ser solicitado por pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia. Já o atendimento específico é reservado para gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.
Atenção: para alguns desses casos, o Inep solicita que o estudante anexe documentos comprobatórios no momento da inscrição, como atestados médicos. Consulte o edital para mais detalhes. Candidatos que fazem uso de aparelho auditivo em função de alguma deficiência devem informar no momento da inscrição.
O tratamento pelo nome social é destinado ao participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente em consonância com sua identidade de gênero (transexual, travesti ou transgênero).
Calendário Enem 2023
Prazo para inscrições: 5 a 16 de junho;
Prazo para solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 5 a 16 de junho;
Resultado do pedido de tratamento especializado e pelo nome social: 26 de junho;
Prazo para recurso do pedido de tratamento especializado e pelo nome social: 26 a 30 de junho;
Resultado do recurso dos pedidos de tratamento especializado e pelo nome social: 5 de julho;
Aplicação do exame: 5 e 12 de novembro;
Divulgação do gabarito: 24 de novembro;
Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024.