O que realmente te faz estudar com constância e disciplina?
Muita gente gostaria de saber o segredo da motivação, da constância e da disciplina para estudar todos os dias. Tentando encontrar essa fórmula mágica, as pessoas costumam recorrer aos vídeos motivacionais ou de técnicas de estudos, por exemplo.
Mas sabe o que realmente te faz estudar com constância e disciplina? O desconforto. Eu explico: se você está confortável na sua atual situação, se você não tem grandes ambições além daquilo que tem experimentado, dificilmente conseguirá o combustível para dar continuidade aos estudos. Você pode até iniciar o projeto, mas provavelmente ficará no meio do caminho.
E eu não estou falando apenas de remuneração como combustível ou mola propulsora. Estou falando de autorrealização, respeito dos colegas, estabilidade, entre inúmeros outros elementos intrínsecos (Frederick Herzberg ficaria orgulhoso de mim).
O desconforto faz com que você se movimente. Faz com que a vontade de encontrar o conforto seja maior do que a falta de vontade de estudar.
É natural que a gente arrume um jeito de buscar o conforto quando estamos incomodados com alguma coisa. Custe o que custar.
É por isso que você deve levar o desconforto como seu aliado na preparação. Mesmo que ela dure meses (até anos). Você precisa entender que essa situação na qual se encontra não lhe pertence. Ainda mais: precisa fazer o necessário para mudar de situação e, finalmente, encontrar o que tanto deseja.
O futuro servidor de sucesso é aquele que se incomoda, não se acomoda. É aquela pessoa ambiciosa. E não confunda ambição com ganância. A ambição de querer mais para si, de querer mudar sua situação atual, de querer coisas que, no momento, não tem condições de possuir ou usufruir. Não há nada de errado nisso. Esse, portanto, é o desconforto necessário para estudar todos os dias (ou quase todos).
E na prática? Bom, na prática você irá utilizar esse desconforto como gatilho para executar seus estudos. Especialmente nos dias em que acorda meio desanimado, sem vontade de sentar-se para estudar. É aí que você precisa comparar o futuro desejado com o seu presente. Pode ser um cargo – ou o respeito advindo deste –, a remuneração, a casa dos sonhos, a cozinha em inox que será prioridade após a posse, a escola dos rebentos, a viagem que sempre quis fazer, ou seja, qualquer coisa que te faça entender: estudar é a única opção.
No fim das contas, é você consigo. Não há uma terceira pessoa capaz de, todos os dias, fazê-lo estudar. Não há uma pessoa sequer que tenha chegado ao topo ou se mantido nele sem estudo e constância. Nos concursos não é diferente. Então busque o seu desconforto e faça dele o combustível para constância e disciplina.
Você vai longe. Acredite.
Bons estudos!
Post O que realmente te faz estudar com constância e disciplina? em Blog da Folha Dirigida.