O primeiro pensamento do dia

Institucional - Nike

Post no Blog da Gabriela Brasil

Qual é o seu primeiro pensamento ao iniciar o dia?

Geralmente esse primeiro pensamento diz muito sobre o nosso atual estado mental e refletir sobre é caminho de autoconhecimento.

Durante essa época do ano eu costumo pensar muito em meus projetos, cuidar da minha casa e entender para onde o meu planejamento está me levando. Tenho muitos insights, presto atenção nos sonhos, observo para refletir e na sequência, poder agir.

Já tem uns 7 anos que faço isso: dou o start no planejamento do novo ano em setembro. Isso me ajuda a começar o real novo ano (em Janeiro), junto com meu aniversário de uma maneira diferente. Fico bem reflexiva e introspectiva perto do meu aniversário e gosto de ter espaço pra isso. Acho algo muito bom na verdade, pois é só através de bastante reflexão que conseguimos enxergar certas coisas. É preciso falar e se escutar com atenção para entender os ciclos da vida.

Espaço para refletir. Você tem isso na sua rotina?

Sou grata por poder ter espaço. É algo que me permite conhecer mais pedacinhos de mim mesma. Muitas vezes é dolorido, muitas vezes quero fugir e tapar esses espaços. Mas na maioria das vezes é recompensador.

Cada descoberta é uma libertação. Mas sem tempo, isso simplesmente não seria possível.

A reflexão só é possível porque a cabeça está ocupada com o que de fato é importante.

Quando você está estressado, cheio de urgências na cabeça e alguém te pede algo, você reflete se o que vai dizer irá ferir alguém? Consegue analisar as melhores alternativas? Ou já sai logo derrubando um monte de verdades absolutas, grosserias ou desculpas?

Se a sua consciência já doeu alguma vez, confie em mim: você precisa de tempo pra aprender a refletir. É saudável parar, encontrar a natureza, ficar com sua família, dormir, colocar sua vida no lugar, planejar e organizar seus pensamentos. Isso te ajuda a entender e abrir espaços.

Pessoas que vivem na correria não param pra comer o seu café da manhã, consequentemente enfiam logo qualquer coisa na boca que seja prático de fazer em 2 minutos. Pessoas que vivem na correria não convivem com seus filhos e depois dizem que não os conhecem mais. Pessoas que vivem na correria adoecem. Na correria fica difícil refletir, conhecer e tomar boas decisões.

Que tal ir com um pouco mais de calma?

Te convido a um desafio. A partir de hoje deixe um bloquinho e um lápis ao lado de sua cama. Todo dia pela manhã, pare e reflita sobre o primeiro pensamento que você teve no dia.

Que pensamento foi esse?

Estou atrasado ?Esta porcaria já tá tocando novamente ?Não vejo a hora de começar… ?Oba! Hoje é dia de… ?Como será que fulano está… ?Que bom que hoje é dia de… !Hoje eu vou encontrar… !Preferia estar fazendo…

Anote este pensamento no bloquinho. Depois de uma semana, pegue esse bloquinho e leia suas anotações. Reflita sobre e responda com sinceridade pra você mesmo: É assim que eu quero acordar todas as manhãs?

Aprenda a escutar você mesmo. Muitas vezes a resposta que você precisa está a um bloquinho de distância. Com espaço para refletir sobre sua vida você se conhecerá muito mais e poderá fazer muito mais!

Post no Blog da Gabriela Brasil

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!