MPDFT confirma que resultado do concurso da Polícia Penal do DF será republicado
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) confirmou, por meio de nota, que o resultado da prova objetiva do concurso da Polícia Penal do DF será republicado. O pedido foi acatado após diversos candidatos alegarem ter sido excluídos injustamente da lista de aprovados.
A decisão foi tomada em reunião realizada por membros do órgão e da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep), em conjunto com o Instituto AOPC, banca organizadora do certame.
Os membros estiveram reunidos na última terça-feira (16/8), para discutir sobre as supostas irregularidades no certame. Na ocasião, ficou decidido que a banca irá divulgar uma nova lista de aprovados, além de republicar o resultado e reabrir os prazos para recurso. O cronograma do certame também será reajustado.
Os aprovados relataram terem sido prejudicados pois a banca organizadora havia alterado a distribuição dos pontos de duas questões que haviam sido anuladas, o que ocasionou à eliminação de 398 candidatos.
A Prodep explica que “justifica-se aplicar a regra que atenda a permanência de um maior número de candidatos no certame, assegurando, assim, a observância da ampla concorrência, isonomia, impessoalidade e vinculação ao edital”.
Diante da situação, o Instituto AOPC decidiu que a primeira lista de aprovados que foi divulgada será a definitiva. A banca ainda não divulgou a data de republicação da listagem.
Candidatos alegaram terem sido prejudicados
Após a publicação do resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Polícia Penal do DF, diversos candidatos alegaram ter sido excluídos da listagem original. Isso porque depois de divulgar a lista dos aprovados, o certame passou por uma correção na prova, que excluiu quase 400 pessoas que haviam passado inicialmente.
A mudança foi divulgada após a banca organizadora, o Instituto AOPC, ter publicado a lista provisória de aprovados num dia, mas no dia seguinte decidiu reajustar a pontuação na prova.
Antes disso, já havia saído o gabarito definitivo da prova e a lista de candidatos que prosseguiriam nas demais fases do certame, em documento publicado no dia 29 de julho. O problema, de acordo com os candidatos prejudicados, é que a lista atualizada excluiu diversas pessoas injustamente, pois alterou o cálculo das notas, resultando em quase 400 eliminações.
Os candidatos alegaram, inclusive, que a banca responsável pela realização do concurso não poderia ter inovado em relação ao critério de divisão proporcional utilizado, referente à pontuação das questões anuladas, após a realização da prova objetiva, segundo dispõe o item 24.1 do Edital.
Na última segunda feira (15/8), a Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal divulgou que após análise dos recursos impetrados contra o resultado do certame, ficaria mantido o resultado divulgado em 31 de julho, no site da banca organizadora, o Instituto AOCP.
O concurso público da Polícia Penal ofereceu 1.779 vagas para o cargo de policial penal. A prova foi aplicada em Brasília, no início de julho.
Post MPDFT confirma que resultado do concurso da Polícia Penal do DF será republicado em Papo de Concurseiro.