Ícone do site Fluxo de Estudo

Mindfulness no trabalho protege contra o estresse e o burnout

Um novo estudo revelou que os funcionários que estão mais conscientes no local de trabalho digital estão mais protegidos contra estresse, ansiedade e sobrecarga.

Pesquisadores das Escolas de Psicologia e Medicina da Universidade de Nottingham analisaram dados de pesquisas de 142 funcionários.

Os resultados foram publicados hoje na PLOS ONE.

A estudante de doutorado Elizabeth Marsh, da Escola de Psicologia, liderou o estudo de métodos mistos e disse: “Como o trabalho é cada vez mais mediado pela tecnologia digital, queríamos descobrir o impacto que isso está tendo na saúde das pessoas e se há maneiras de mitigar isso. Descobrimos que ser consciente e confiantemente digital deve ser considerado elementos importantes para viver uma vida profissional digital saudável no séc. 21.

Os resultados mostraram que os trabalhadores mais confiantes digitalmente eram menos propensos a experimentar ansiedade no local de trabalho digital, enquanto aqueles com maior atenção plena estavam mais protegidos contra todos os efeitos colaterais sombrios.

Dados de 14 entrevistas também indicaram maneiras pelas quais o mindfulness digital pode ajudar a proteger o bem-estar.

A Dra. Alexa Spence, professora associada de psicologia, acrescenta: “As tecnologias digitais do local de trabalho, como e-mail, mensagens instantâneas e dispositivos móveis, demonstraram contribuir para as percepções de estresse por parte dos funcionários e os funcionários podem experimentar estresse ao ter que se adaptar a um local de trabalho digital em constante evolução, o que pode levar ao esgotamento e a uma saúde pior”.

Mindfulness é definido como um estado de consciência que envolve prestar atenção no momento presente intencionalmente e sem julgamento.

O estudo mostrou que os funcionários mais conscientes estavam menos expostos aos impactos adversos do lado sombrio do local de trabalho digital.

A professora de Tecnologia Digital para Saúde Mental, Elvira Perez Vallejos, comenta: “A pesquisa mostra que as organizações precisam considerar como gerenciar os riscos digitais no local de trabalho ao lado de outros riscos psicossociais e físicos no local de trabalho. Ajudar os funcionários a promover a consciência consciente ao trabalhar digitalmente pode realmente ajudar no bem-estar geral.”

A pesquisa foi financiada pelo ESRC-MGS (Economic and Social Research Council — Midland Graduate School).

ScienceDaily

Sair da versão mobile