INSS: dúvidas sobre o concurso são respondidas em coletiva
Em coletiva de imprensa realizada na parte da manhã, com representantes do INSS e do Ministério do Trabalho, dúvidas acerca do edital do concurso público foram respondidas.
O certame foi publicado nesta quinta-feira, 15 de setembro, com a oferta de 1.000 vagas imediatas para Técnico do Seguro Social e organização da banca Cebraspe. A expectativa é de que sejam recebidas cerca de 1,5 milhão de inscrições.
Os questionamentos englobaram questões como cronograma, curso de formação, nomeações, entre outros. Inclusive, foi confirmado que este será o último concurso do INSS para Técnico com a exigência de nível médio. A expectativa é de que o próximo já traga o requisito de nível superior.
Cronograma
Com provas marcadas para o dia 27 de novembro, foi questionado se existe a possibilidade de remarcação da data etapa. A resposta da autarquia é clara: não.
Essa data foi pensada para não coincidir com o ENEM, que acontece uma semana antes. Além disso, já existe um cronograma estipulado para o pós-prova, o que acarretaria em um atraso geral no concurso.
A previsão é de que o resultado final da prova objetiva seja divulgado ainda em 2022, com o Curso de Formação e a ambientação dos aprovados acontecendo no primeiro trimestre de 2023.
Resultado final ainda em 2022
Curso de Formação previsto para janeiro/2023
Ambientação de cerca de 60 dias prevista para fevereiro-março/2023
Cadastro reserva e nomeações
As 1.000 vagas autorizadas são um número ínfimo perto do déficit atual do INSS, mas existe sim a possibilidade de convocação de mais candidatos. O edital de abertura, inclusive, prevê o chamamento de até 3.385 candidatos, ou seja 2.385 além das vagas imediatas.
Entretanto, isso só será possível se houver disponibilidade orçamentária. Vale lembrar que o PLOA para o ano de 2023 prevê cerca de 55 mil novas vagas em concursos públicos, mas o texto não traz uma distribuição exata de quais pastas serão contempladas.
Outro ponto importante de ser observado é que o resultado das eleições presidenciais não irá influenciar, positiva ou negativamente, as nomeações.
Curso de formação
Uma novidade no concurso INSS é o Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório, a ser aplicado pelo Cebraspe. A etapa vem como uma forma de melhorar ainda mais a qualificação dos futuros servidores.
As 180 horas de duração do curso serão distribuídas entre 30 a 45 dias e o foco das aulas serão na parte de atendimento e análise de processos.
Solicitações anteriores 5.575 vagas
Durante a coletiva também foi questionado por qual motivo não houve autorização para 7.575 vagas (Técnico e Analista). Segundo os representantes, as mil vagas foi o quantitativo possível no momento, por conta do orçamento disponível.
Vale lembrar que as mais de 7 mil vagas foram solicitadas em 2021 e, em maio deste ano, o pedido foi retificado e reduzido para as 1.000 vagas posteriormente autorizadas.
Post INSS: dúvidas sobre o concurso são respondidas em coletiva em Estratégia Concursos.