Google anuncia exclusão de contas inativas a partir do final de 2023

Institucional - Nike

O Google anunciou na terça-feira (16) que pretende remover contas que estiverem inativas por mais de dois anos. A companhia começará o processo de exclusão a partir de dezembro de 2023.

Embora o Google afirme que a medida busque aumentar a privacidade, a ação também tem objetivo de liberar espaço no servidor.

Desse modo, a partir do final deste ano, o Google notificará usuários que não usaram suas contas por dois anos. Esses usuários receberão um aviso por e-mail indicando que suas contas podem ser desativadas, a menos que façam login nos próximos 60 dias.

Além disso, após a desativação, eles terão mais 60 dias para fazer login antes que o Google remova definitivamente a conta. Isso dá aos usuários cerca de quatro meses para resgatar suas contas.

O Google enviará e-mails de aviso para a conta em risco e qualquer e-mail de backup vinculado a ela.

A ação do Google afetará todos os serviços associados à conta inativa, como Gmail, Drive, Docs, YouTube, Google Fotos, Meet e Calendário. Mas isso vale apenas as contas pessoais — ou seja, os e-mails contas profissionais não serão afetados.

Como evitar que o Google exclua contas inativas

A decisão do Google baseia-se em pesquisas que mostram que contas mais antigas e inativas costumam ter segurança mais fraca, como senhas reutilizadas e sem verificação em duas etapas. Isso as torna alvos mais fáceis para ameaças cibernéticas como phishing, hacking e spam.

Para manter sua conta, tudo que você precisa fazer é fazer login em sua conta do Google ou usar um serviço do Google.

O Google tem uma ferramenta chamada Gerenciador de Contas Inativas para ajudar os usuários a evitar a exclusão de contas.

Essa ferramenta envia alertas regulares sobre contas inativas e permite que os usuários decidam o que acontece com seus dados. Os usuários podem escolher contatos confiáveis para receber alertas ou até mesmo baixar dados da conta se a exclusão estiver prestes a ocorrer.

Além disso, o recurso “Takeout” existente há muito tempo. Ele permite que os usuários visualizem e exportem todos os seus dados, como uma rede de segurança caso o Google remova a conta.

Giz Brasil.