Fuvest 2024: veja lista de obras literárias obrigatórias
Com o fim do ano e a Fuvest se aproximando, é bom se preparar para uma das partes mais importantes da prova de língua portuguesa: a leitura das obras literárias obrigatórias da Fuvest 2024, cuja primeira fase será realizada em 19 de novembro de 2023.
Separamos aqui a lista dos livros que vão cair no vestibular no fim deste ano, com suas respectivas análises e resumos. Aproveite também para ouvir o nosso podcast Marca Texto, que traz sempre um professor de literatura debatendo os livros obrigatórios e indicando o tipo de questão que pode ser cobrada para cada obra.
O vestibular que permite o ingresso na Universidade de São Paulo (USP) cobra todos os anos nove livros de leitura obrigatória. São obras que representam os diversos períodos das literaturas brasileira, portuguesa – e, este ano também moçambicana! – e fazem parte da prova de Português.
Lista de obras literárias do vestibular FUVEST 2024
Marília de Dirceu- Tomás Antônio Gonzaga
Quincas Borba – Machado de Assis
Angústia – Graciliano Ramos
Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade
Mensagem – Fernando Pessoa
Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana
Campo Geral – Guimarães Rosa
Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
Dois irmãos – Milton Hatoum
Veja abaixo os resumos e análises exclusivos do GUIA DO ESTUDANTE:
1. Marília de Dirceu- Tomás Antônio Gonzaga
Ouro Preto, nos tempos da Inconfidência Mineira. Um dos revolucionários, Tomás Antônio Gonzaga, resolveu tirar um tempo da luta política para se dedicar a…. escrever versos de amor? É esse o contexto deste clássico mineiro. Em “Marília de Dirceu“, o poeta do arcadismo narra a história de um pastor apaixonado que acaba separado de seu verdadeiro amor, a tal da Marília.
Resumo e análise de Marília de Dirceu e Podcast sobre Marília de Dirceu
2. Quincas Borba – Machado de Assis
Triângulo amoroso, jogo de aparências, riqueza, pobreza, tudo isso aparece na obra que foi publicada em folhetins ao longo de anos! Aprenda o que é narrador intruso e o que Rubião tem em comum com ganhadores da Mega Sena.
Resumo de Quincas Borba e Podcast sobre Quincas Borba
3. Angústia – Graciliano Ramos
Este livro, que faz parte do segundo tempo do modernismo, usa o fluxo de consciência para debater uma suposta decadência moral da sociedade. Para além disso, fala também do sistema político vigente – a obra foi publicada enquanto o autor estava preso, durante a Ditadura de Getúlio Vargas.
4. Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade
1. Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra disse:
Vai, Carlos! ser gauche na vida.
2. No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Esses dois poemas – Poema de Sete Faces e No Meio do Caminho – são alguns dos mais famosos da literatura nacional. Ambos, de Carlos Drummond de Andrade, estão no livro Alguma Poesia (1930), exigido este ano pela Fuvest. Além de ser bom para a prova, é uma leitura inesquecível.
Podcast que analisa Alguma Poesia
5. Mensagem – Fernando Pessoa
Fernando Pessoa, classificado por alguns como o maior poeta da língua portuguesa, publicou “Mensagem” em 1934 – a única obra do autor que saiu em vida. Ao escrevê-la, Pessoa tinha grandes ambições: almejava criar um “Os Lusíadas” dos tempos modernos, para narrar, em forma de epopeia, os grandes feitos de Portugal.
Resumo de Mensagem, de Fernando Pessoa e Podcast sobre Mensagem, de Fernando Pessoa
6. Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana
Os oitos contos deste livro, do autor moçambicano Luís Bernardo Honwana, discutem temas como o racismo, a violência e a colonização no país africano. Na história que dá o nome à obra, um grupo de meninos se vê obrigado a matar um cão doente e sarnento que circula sua escola.
Resumo e análise de Nós matamos o cão tinhoso! e Podcast sobre Nós matamos o cão tinhoso!
7. Campo Geral – Guimarães Rosa
Esta novela (história contada em um formato mais curto do que um romance), Guimarães Rosa conta a história do menino Miguilim. É ele que narra suas impressões sobre o campo, a vida no sertão, os acontecimentos da infância, na línguagem típica de Guimarães, cheia de neologismos e lirismo.
Podcast que analisa Campo Geral, de Guimarães Rosa
8. Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
Essa “narrativa rimada”, como definia a própria Cecília Meireles, conta alguns dos episódios da Inconfidência Mineira, trazendo o tema da luta pela liberdade no Brasil do século 18, e incorporando elementos épicos e líricos. “Romanceiro”, aliás, é o nome que se dá a uma coleção de poesias ou canções populares. A obra foi escrita em 1953.
Análise de Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles e Podcast sobre Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles
9. Dois irmãos – Milton Hatoum
Este livro contemporâneo se passa em Manaus e é uma saga familiar centrada na relação de amor e ódio entre os dois irmãos Yaqub e Omar. A família, de origem libanesa, vira cenário para um dos assuntos mais prolíficos da literatura mundial: a rivalidade entre irmãos.
Resumo da obra Dois Irmãos, de Milton Hatoum, Análise da obra Dois Irmãos, de Milton Hatoum e Podcast sobre Dois Irmãos, de Milton Hatoum