Fim do ensino médio pode ser bom período para começar a estudar para concursos, diz especialista
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), principal meio de ingresso em universidades públicas do país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ademais, o resultado corrobora no ingresso em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep. O gabarito oficial, foi divulgado em 23 de novembro.
O Diretor de Mentoria e Coach do Gran Cursos Online, Fernando Mesquita, acredita que muitos jovens recém-saídos do ensino médio não consideram a carreira pública como uma boa ideia, mas é preciso rever isso especialmente pelas atrativas condições profissionais que existem em muitos cargos. Isso porque existem muitos concursos de nível médio com bons salários e estabilidade.
Segundo o especialista o período de término do ensino médio pode ser bom para começar a se preparar para concursos. “Um excelente conhecimento de língua portuguesa e de matemática e de raciocínio lógico certamente ajudará. Além disso, ter praticado a escrita com redações discursivas também pode ser um diferencial”, afirma Mesquita.
O professor também ressalta a oportunidade de o aluno ter o contato com assuntos novos, mesmo em carreiras que não exijam graduação. Um exemplo é o conteúdo de Direito, que aparece em muitas provas de concursos.
“Uma boa educação nunca será desperdiçada, seja porque ela permitiu que o aluno já tenha visto o conteúdo propriamente dito, seja porque ela deu base educacional e cognitiva para que o estudante possa entender, gravar e aplicar conceitos novos”.
“A melhor maneira de entender o que precisa ser estudado é analisar editais anteriores”, orienta o especialista.
Post Fim do ensino médio pode ser bom período para começar a estudar para concursos, diz especialista em Papo de Concurseiro.