Fies 2023/1: prazo para complementar informações acaba nesta sexta (17)
Os pré-selecionados na primeira edição do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) 2023 têm até as 23h59 desta sexta-feira (17) para complementar as informações prestadas durante a inscrição. Para isso, o candidato deve fazer login no site do Fies e informar os dados solicitados na plataforma. É neste momento que deve escolher, por exemplo, o estado e agência onde deseja contratar o financiamento, a modalidade e o fiador. Se pular esta etapa, será desclassificado pelo programa.
Confira aqui um guia com todos os documentos necessários para complementar as informações.
De acordo com o edital, após realizar esse procedimento, o candidato deve:
validar suas informações em até cinco dias úteis na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da universidade, por meio da entrega física ou digital da documentação exigida, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da complementação da inscrição no Fies;
validar suas informações em um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, por meio da entrega física ou digital da documentação exigida, e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.
A chamada única do Fies 2023/1 foi divulgada na última terça-feira (14). Candidatos que não foram aprovados estão automaticamente classificados para a lista de espera, que preenche vagas não ocupadas. As convocações acontecem a partir do dia 21 de março e vão até o dia 18 de maio.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC (Ministério da Educação) criado em 2001 que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. A partir de 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.