Especialistas dão dicas de como se preparar para as questões de atualidades em concurso

Institucional - Nike

O Papo de Concurseiro conversou com o professor de atualidades e conhecimentos gerais do Gran Cursos, Reginaldo Veras e com o professor de atualidades para concursos do IMP Concursos, Wesley Santos. Ambos ressaltaram a importância de aprofundar as informações dadas em veículos de impressa.  O professor Wesley Santos reitera: “ao observar aquele noticiário, o estudante deve buscar entender a origem daquele fato, as características e os motivos que faz ele acontecer e quais são os impactos, consequências e soluções para essa problemática.”

Já o Reginaldo Veras enfatiza que o noticiário não é filtrado para as que questões de atualidades em concurso. “O estudante pode perceber o aumento de notícias sobre um determinado tema nos veículos de comunicação, como notícias sobre lazer e esportes, mas essa quantidade de notícias não significa que o tema seja de peso para os concursos públicos”, afirma Veras.  Ele acrescenta que muitos estudantes negligenciam essa parte de atualidades fato de se autodeclararem bem informados e por isso se sentirem preparados. “Essa não é uma boa estratégia. Cada ponto conta, por isso não é bom depender da sorte”, destaca o especialista.

Wesley Santos explica que atualidades é aplicada, de forma mais recorrente, em redações discursivas, no qual o candidato a partir de um texto motivador deve discorrer sobre a temática proposta. “Saber falar sobre o tema ganhou um peso ainda maior na redação. É a banca querendo que o candidato realmente saiba tudo sobre o que ele está falando”, afirma Wesley. O professor acrescenta que a tendência é das bancas abordarem mais fatos do noticiário comum, do que temáticas específicas, sobretudo nas provas discursivas que têm que elaborar uma redação.

Sobre forma como essa temas de atualidades são aplicados nas provas, Reginaldo Veras orienta o candidato a se atentar as causas e consequências dos acontecimentos. “As questões sobre atualidades envolvem temas e eventos que impactam a política, economia, cultura e a sociedade nacional e internacional. Dessa forma, é comum que as questões tenham relação com esses temas e seus desdobramentos. Por exemplo, quando falamos na guerra Ucrânia X Rússia, uma possibilidade de abordagem é em relação à economia, já que o Brasil importa da Rússia boa parte dos fertilizantes utilizados e com as sanções impostas à Rússia por conta do conflito, essa compra fica impactada e pode prejudicar o agronegócio brasileiro”, explica o especialista.

Quais dicas na hora de resolver essas questões de atualidades?

Além de aprofundar nos estudos os professores orientam os candidatos a:

  • Fazer simulados, incluindo em seu plano de estudos um bom tempo para dedicar às questões de atualidades;
  • Dar uma atenção maior aos resumos de principais fatos da semana e do mês da prova;
  • Estar antenado com os fatores para os motivos do acontecimento, é a principal forma de estar bem preparado para esse tipo de questão
  • Ficar atento ao enunciado da questão, geralmente questões de atualidades trazem um texto motivador que pode auxiliar com alguma informação relevante para a resolução da questão.

Acontecimentos que podem cair nas provas de atualidades

Segundo o professor do IMP Concursos As bancas não fogem de alguns eixos temáticos importantes, sendo eles saúde, tecnologias, meio ambiente, segurança pública, educação, cultura, relações internacionais e sociedade. “Como o cenário tem sido abrangente para os temas anteriores, não vejo muita chance de fugir muito destes segmentos”, salienta Santos. Já o professor do Gran Cursos define como padrão dessas questões da seguinte maneira: “Assuntos relevantes nas esferas social, política e econômica são temas muito presentes nas questões de atualidades”.

Os especialistas destacam os seguintes acontecimentos no âmbito nacional:

  • Covid-19
  • Mineração em terras indígenas
  • Auxílio Brasil
  • Aumento do preço dos combustíveis

Já no que se trata em acontecimentos internacionais a uma maior probabilidade de ser cobrados itens sobre a guerra Ucrânia X Rússia, como já adiantado pelo Papo de Concurseiro. À época foram apontados os seguintes temas relacionados à guerra no leste europeu: como globalização, economia, imigração, xenofobismo e segunda Guerra Mundial podem ser cobrados no certame.

Post Especialistas dão dicas de como se preparar para as questões de atualidades em concurso em Papo de Concurseiro.