Enem 2023 tem 4,6 milhões de pré-inscritos – o maior número desde 2020
O ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou em suas redes sociais no último sábado (17) o número de pré-inscritos no Enem 2023. Neste ano, foram realizadas 4.673.333 de pré-inscrições, número bem maior que os inscritos nas últimas duas edições do exame. No ano passado, quando a quantidade de inscritos foi a segunda menor desde 2007, foram cerca de 1,2 milhão de inscritos a menos: 3.396.597 candidatos.
O Inep recebeu 4.673.333 pré-inscrições para o Enem deste ano, revertendo uma curva histórica de queda. Nós estamos trabalhando para que os nossos jovens possam voltar a sonhar com mais oportunidades, para que conquistem o seu diploma na universidade. pic.twitter.com/dNpaHbB5yL
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) June 17, 2023
Ainda que o aumento seja comemorado pelo governo, vale ressaltar que os dados ainda são preliminares. Considera somente o número de inscritos via Página do Participante, sem levar em conta o pagamento da taxa de R$85 – etapa necessária para a efetivação da inscrição daqueles que não garantiram a isenção. Os candidatos têm até o dia 21 de junho para realizar o pagamento do boleto e ter a sua inscrição concluída.
Assim, é provável que aconteça uma queda considerável no número final de inscritos. Na edição de 2021, por exemplo, estavam pré-inscritos no exame 4.004.764 candidatos, mas somente 3.109.762 concluíram sua inscrição com o pagamento da taxa: uma diferença de quase 900 mil candidatos. Para representar uma diminuição real na queda de inscritos, é preciso que o número de candidatos que não realizem o pagamento da taxa seja menor que 1,2 milhão. De qualquer forma, ainda é cedo para celebrar um aumento real na participação de estudantes.
Em 2014, ano de maior adesão, o Enem recebeu 8.722.283 inscrições.
Inscrições em queda
Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre o atual cenário do exame. Durante a inauguração de um campus do IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) em Paulista (PE), Lula apontou que os estudantes foram desmotivados a fazer o exame nos últimos anos. “O Enem estava um pouco desmoralizado, e nós precisamos recuperar a força do Enem porque ele foi a coisa mais extraordinária”.
Com inscrições em quedas sucessivas há duas edições, o chefe do Estado também incentivou os jovens se inscreveram no exame, para “fazer uma universidade e virar doutor”.
Calendário Enem 2023
Prazo para inscrições: 5 a 16 de junho;
Prazo para solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 5 a 16 de junho;
Resultado do pedido de tratamento especializado e pelo nome social: 26 de junho;
Prazo para recurso do pedido de tratamento especializado e pelo nome social: 26 a 30 de junho;
Resultado do recurso dos pedidos de tratamento especializado e pelo nome social: 5 de julho;
Aplicação do exame: 5 e 12 de novembro;
Divulgação do gabarito: 24 de novembro;
Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024.