Eleições 2022: não votou no 1º turno? Veja se poderá votar dia 30 de outubro
No último domingo, 02 de outubro, milhões de brasileiros foram às urnas para votar nas Eleições de 2022, que avança para o segundo turno.
De acordo com o levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro turno das eleições contou com 20,9% de abstenção, o que significa que aproximadamente 32 milhões de eleitores aptos não contribuíram com seu voto nas urnas, o maior índice desde 1998.
Agora, os eleitores aguardam pelo dia 30 de outubro para voltar às suas seções de votação e confirmar suas escolhas. Mas afinal, aqueles que não compareceram na primeira chamada para exercer a democracia podem votar no segundo turno?
A resposta é sim! Os eleitores que estão em situação regular com a Justiça Eleitoral podem apresentar-se para votação do dia 30.
Segundo o TSE “Cada turno de votação é uma eleição independente e o não comparecimento à primeira etapa de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno.”.
Ainda, assim ressalta-se que o eleitor que não votou no primeiro turno terá o prazo de 60 dias, ou seja, até 01 de dezembro de 2022, para justificar a falta do dia 02 de outubro.
Eleições 2022: o que acontece se não votar?
Além de consistir em uma obrigatoriedade entre os brasileiros maiores de 18 anos, natos ou naturalizados, as Eleições e o voto em si representam as maiores conquistas da democracia instaurada no país a partir da Constituição de 1988.
Os eleitores em situação de irregularidade com a Justiça Eleitoral, podem arcar com consequências como o pagamento de multas, ser impedido de adquirir passaporte ou carteira de identidade, além de influências na regularização de recebimento de salários, benefícios, vencimentos, entre outros.
Além disso, vale lembrar que a ausência de voto pode impedir a posse em concursos públicos promovidos pela União, territórios e Estados.
E sendo os certames públicos decorrentes ao longo de todos os anos uma das mais procuradas formas de atingir a estabilidade empregatícia e financeira, é importante para os interessados resolver a situação de irregularidade.