Anvisa: defasagem evidencia a necessidade de novo edital

Institucional - Nike

O Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antonio Barra Torres, afirmou a necessidade de um novo edital para realização de um concurso Anvisa devido à defasagem de servidores nos últimos anos.

Durante a pandemia da Covid-19, a Anvisa atuou com o menor número de servidores em 20 anos, sendo que, no período de 2017 a 2020, houve uma defasagem de quase 12%.

Em entrevista ao O Globo, Torres afirmou:

“A Anvisa protege a saúde do cidadão e regula quase um quarto do PIB brasileiro. Para ser feito, o trabalho requer trabalhadores em número adequado. Se esse quantitativo não for ampliado, se não houver urgente concurso público, tanto essa proteção quanto a regulação serão ineficazes, insuficientes. Hoje, na Anvisa, não há. Simples assim”.

Em média, a Anvisa conta com 217 servidores a menos, que se aposentaram e não tiveram seus cargos repostos. No início de 2021, a Agência contava com 1.580 funcionários e um déficit de 94 profissionais na área técnica. Hoje, já são 107 cargos vagos.

Um projeto para a realização do concurso Anvisa foi enviado ao Ministério da Economia, com expectativa de realização para o ano de 2023.

Para suprir a vacância, foram solicitadas 107 vagas destinadas a cargos de níveis médio e superior. A Anvisa, agora, aguarda a autorização para o andamento do certame.

Post Anvisa: defasagem evidencia a necessidade de novo edital em Estratégia Concursos.