Concurso AFT: nova seleção é importante e urgente

Institucional - Nike

Durante reunião entre o SINAIT e o Conatrae, foi discutida a necessidade de alertar o governo sobre a importância e urgência de se realizar concurso público para Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT). Com isso, há tratativas para que ocorra uma reunião com a coordenação da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, do Ministério da Economia.

oito anos sem concurso, essa não é a primeira vez a necessidade de um novo certame é debatida. Segundo um Ofício da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho – SIT, de outubro 2020, foi demonstrada a necessidade de recomposição do quadro de AFT em sua integralidade, por meio de concurso para 1.524 vagas.

Inclusive, o SINAIT chegou a divulgou uma Nota Pública pedindo à União Federal que adotasse providências imediatas para realização de concurso público para AFT ainda em 2020.

Segundo o AFT e Chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo – Detrae, Mauricio Krepsky, “Atualmente, cerca de 2.050 Auditores-Fiscais do Trabalho estão na ativa, atuando nas 27 unidades da Federação e na sede do Ministério da Economia, em Brasília. Em média, todos os anos, aposentam-se 130 Auditores. O déficit é de quase 1.600 Auditores-Fiscais do Trabalho, o maior dos últimos 25 anos. As vagas existem, mas o governo não realiza concurso.”

Vale lembrar que o último concurso para o cargo foi realizado em 2013, com oferta de apenas 100 vagas. Desde então, novas solicitações de concurso foram realizadas, sem sucesso.

Post Concurso AFT: nova seleção é importante e urgente em Estratégia Concursos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!