Como superar seus obstáculos

Institucional - Nike
Um novo ano está aqui e com ele vem um renovado senso de esperança e motivação para muitos de nós, ao começarmos de novo em nossos objetivos. O ano passado pode ter sofrido contratempos e desafios, você pode não ter realizado tudo o que se propôs a fazer. Este ano pode ser diferente, mas para cumprir as metas que você definiu, você deve ter a mentalidade certa.

Existem vários traços diferentes que considero componentes essenciais de uma mentalidade vencedora, e cada um deles trabalha em conjunto para criar sucesso a longo prazo. Há uma que se destaca para mim como uma mudança fundamental em seu pensamento e que é um pré-requisito para o sucesso – propriedade .

É hora de mudar

O ano passado foi difícil para muitos e incluiu vários obstáculos que estavam fora do seu controle. Você pode estar se sentindo cansado ou sem poder. Mas e se eu dissesse que isso pode mudar?

Se você deseja ter sucesso no novo ano, eu o desafio a ver isso como uma chance de reformular as circunstâncias atuais e considerar como você pode mudar sua vida para melhor.

Quero dizer que esta será a única crise que você enfrentará. Mas o fato é que provavelmente não é. A vida sempre parece jogar bolas curvas.

Uma mentalidade de propriedade é aquela que os CEOs, empreendedores e líderes empresariais mais bem-sucedidos que conheço têm. Uma vez que as pessoas com mentalidade de propriedade estão cientes de um problema – esteja ele tecnicamente sob sua responsabilidade ou não – elas usam seus recursos para resolvê-lo.

Esse tipo de mentalidade é fortalecedor e, pelo que vi, também é contagioso. Alguém que possui uma verdadeira mentalidade de propriedade irá inspirar aqueles ao seu redor a fazerem o mesmo. E o que acontece então, você tem uma empresa cheia de pessoas dispostas a se apoiar e resolver qualquer problema.

Então, como você pode mudar sua mentalidade para abraçar a propriedade?

Aqui estão três dicas práticas que você pode usar para começar a praticar a mentalidade de propriedade. 

  1. Concentre-se no que você pode fazer. Quando você ouvir falar de um problema que está fora do seu controle e que o faz ter dúvidas, pare e faça uma lista do que você pode fazer para ajudar. Provavelmente, é mais do que você pensava. Aproprie-se das soluções de brainstorming. Assuma o controle de sua atitude. Assuma a responsabilidade de como você pode ajudar as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo.
  2. Não passe a bola. Entendo. Essa bagunça não é sua responsabilidade ou aquele cliente insatisfeito deveria estar conversando com outra pessoa. Em vez de pensar consigo mesmo, esse não é o meu trabalho, pratique o pensamento “Agora sei sobre isso, vou consertar”. Veja a solução integralmente e assuma a responsabilidade.
  3. Não microgerencie. Às vezes, as pessoas podem levar isso longe demais e começar a microgerenciar aqueles ao seu redor. Quando falamos sobre uma mentalidade de propriedade, não é isso que deveria acontecer. Em vez disso, essa atitude em relação aos problemas deve inspirar seus colegas de trabalho ou equipe a fazer o mesmo. É um sentimento de empoderamento que você pode compartilhar com os outros porque acredita que eles também podem aprender essa mentalidade.

Portanto, este ano, eu o desafio a olhar para qualquer adversidade ou obstáculo que surja em seu caminho e perguntar “O que esse problema agora torna possível?” Essa mudança de pensamento o preparará para realizar seus objetivos mais desafiadores.

Trecho adaptado e traduzido do original em inglês do site de Michael Hyatt

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!