Como mudar o tempo de revisão no Anki
Se você é um usuário do Anki, sabe como essa plataforma é uma excelente ferramenta de estudo. Com ela, é possível criar cartões de memória para memorizar conceitos, vocabulários, entre outras informações. Porém, é comum que, após um período de tempo, o Anki nos apresente os cartões novamente, a fim de que possamos revisar o conteúdo aprendido. Neste momento, muitos usuários ficam em dúvida de como mudar o tempo de revisão no Anki. Neste artigo, vamos explicar como fazer isso.
O que é Anki?
O Anki é uma plataforma de estudo baseada em cartões de memória. Ele é muito utilizado por estudantes que buscam um método eficaz para memorizar informações e conceitos, além de ser utilizado por pessoas que querem aprender um novo idioma. O Anki é gratuito e está disponível para download em diversos sistemas operacionais, como Windows, Mac, Android e iOS.
Como funciona o Anki?
O Anki funciona de maneira simples. Após criar um cartão, é possível definir quando queremos revisá-lo novamente. O programa utiliza um algoritmo de repetição espaçada, que faz com que os cartões sejam apresentados em intervalos de tempo cada vez maiores. Assim, é possível memorizar o conteúdo de maneira eficiente e duradoura.
Por que mudar o tempo de revisão no Anki?
Existem diversos motivos pelos quais alguém pode querer mudar o tempo de revisão no Anki. Por exemplo, se você está estudando para uma prova que acontecerá em breve, pode ser interessante revisar os cartões com mais frequência. Por outro lado, se você já tem um bom domínio do conteúdo, pode ser interessante espaçar mais as revisões, para não gastar tanto tempo com conteúdo que já sabe.
Como mudar o tempo de revisão no Anki?
Para mudar o tempo de revisão no Anki, siga os seguintes passos:
Passo 1: Abra o Anki e selecione o baralho que deseja modificar
Passo 2: Clique em “Opções” e, em seguida, em “Opções do Baralho”
Passo 3: Selecione a aba “Intervalos”
Passo 4: Modifique os valores de “Intervalo inicial”, “Fator de redução” e “Intervalo mínimo”
O intervalo inicial é o tempo que o Anki leva para apresentar o cartão pela primeira vez. O fator de redução determina o quanto o intervalo será reduzido após cada revisão bem-sucedida. Já o intervalo mínimo é o tempo mínimo que o Anki leva para apresentar o cartão novamente.
Ao modificar esses valores, é possível personalizar o algoritmo de repetição espaçada do Anki de acordo com as suas necessidades.
Dicas para personalizar o tempo de revisão no Anki
Agora que você sabe como mudar o tempo de revisão no Anki, aqui vão algumas dicas para personalizar esse tempo de maneira eficiente:
Dica 1: Leve em consideração o seu nível de conhecimento
Se você já domina um assunto, pode ser interessante espaçar mais as revisões. Por outro lado, se é um assunto novo para você, pode ser interessante revisar com mais frequência, para que o conteúdo fique fixado na sua memória.
Dica 2: Considere o tempo disponível para estudar
Se você tem pouco tempo disponível para estudar, pode ser interessante diminuir o intervalo inicial e aumentar o fator de redução, para que os cartões sejam apresentados com mais frequência. Assim, é possível aproveitar ao máximo o tempo de estudo disponível.
Dica 3: Faça ajustes conforme necessário
Não tenha medo de ajustar o tempo de revisão conforme achar necessário. À medida que você avança nos seus estudos, pode ser que precise aumentar ou diminuir o tempo de revisão de alguns cartões. Fique atento às suas necessidades e faça os ajustes conforme necessário.
Conclusão
Modificar o tempo de revisão no Anki é uma tarefa simples, mas que pode fazer toda a diferença na eficácia dos seus estudos. Ao personalizar o algoritmo de repetição espaçada de acordo com as suas necessidades, é possível maximizar a memorização do conteúdo estudado. Lembre-se de considerar o seu nível de conhecimento, o tempo disponível para estudar e fazer ajustes conforme necessário. Assim, você poderá tirar o máximo proveito do Anki em seus estudos.