Como justificar ausência no Enem

Institucional - Nike

O prazo para justificar a ausência no Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) vai do dia 17 a 28 de abril. O procedimento deve ser realizado pelos participantes que conseguiram a isenção da taxa do exame na edição anterior, mas faltaram aos dois dias de aplicação. Para solicitar mais uma vez o benefício e ser contemplado, é necessário explicar a falta.

Para realizar a justificativa, basta acessar a Página do Participante e inserir a documentação que comprove o motivo da ausência. Segundo edital publicado pelo MEC (Ministério da Educação) no começo deste ano, os motivos que justificam a falta  na prova são:

Assalto ou furto;
Acidente de trânsito;
Casamento ou união estável;
Morte na família;
Maternidade ou paternidade;
Acompanhamento de cônjuge ou companheiro deslocado para outra cidade no período da aplicação;
Privação de liberdade;
Emergência, internação ou repouso médico ou odontológico;
Trabalho ou deslocamento a trabalho;
Intercâmbio acadêmico e atividade curricular.

Para cada um destes motivos, o edital detalha os documentos aceitos, com as especificações necessárias. Candidatos que alegarem ter faltado ao Enem por motivo de roubo ou assalto, por exemplo, devem anexar o boletim de ocorrência policial. Confira no Anexo I do edital a lista completa de documentações.

Com o documento datado e assinado em mãos, o candidato deve logar no gov.br por meio da Página do Participante e anexá-lo.

O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estatísticas Anísio Teixeira), órgão responsável pela realização do Enem, não aceitará autodeclarações redigidas pelo solicitante ou por seus pais e/ou responsáveis. Além disso, serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.

Caso a justificativa de ausência do candidato não seja aceita, ele terá do dia 8 a 12 de maio para entrar com um recurso, também pela Página do Participante.

Pedido de isenção Enem 2023

Também do dia 17 a 28 de abril está aberto o prazo para solicitação de isenção da taxa da prova. Confira quais candidatos têm direito ao benefício.