Como evitar a depressão ao estudar para um concurso público
No período que antecede e até mesmo depois de suas provas de concurso, você provavelmente passará mais tempo estudando do que costuma admitir. É normal sentir ansiedade em relação a seus exames ou concursos; na verdade, um grau de ansiedade é um bom sinal, pois significa que você está motivado a estudar e se preparar, em especial após uma reprovação.
Provavelmente você também experimentará momentos fugazes de tristeza ou desespero, o que é completamente normal. Entretanto, se esses sentimentos persistirem ou se forem intensificados, você poderá estar experimentando alguma forma de depressão.
Neste post, elencamos algumas maneiras de você evitar a depressão ao estudar para uma prova de exame ou concurso público.
Planeje seus estudos
A coisa mais importante que você pode fazer para evitar a depressão enquanto estuda para um concurso público é planejar seus estudos. Sim, realmente. Se você souber exatamente no que está se metendo, não será tão propenso a ataques de desespero ou ansiedade ao estudar.
Você precisa definir um cronograma de estudos e se ater a ele. É melhor dividir seu programa de estudos em seções menores, geralmente de uma a duas horas cada, em vez de passar o dia inteiro estudando. Desta forma, você não ficará sobrecarregado e será capaz de se acomodar.
Tente fazer algo diferente
Se você acha que está entrando em um ritmo de estudo e se sente muito deprimido, tente fazer algo diferente. Faça uma pequena caminhada, ouça um tipo diferente de música, faça uma pausa nos estudos e faça algo que o revigorará.
A última coisa que você quer fazer é continuar voltando aos seus textos e livros, então tente se manter longe de casa e estudar se puder até se sentir melhor.
Diga a alguém em quem você confia como você se sente
Se você estiver experimentando sintomas de depressão, é muito importante que você diga a alguém de sua confiança, como um dos pais, professor ou amigo íntimo. A depressão é uma condição muito grave e pode ser fatal, mas também é altamente tratável.
Seus amigos e familiares provavelmente terão alguns conselhos muito bons sobre como você pode enfrentar sua depressão e voltar ao caminho certo. É bom conversar com pessoas que passaram pelo que você está passando; pode ser realmente reconfortante e tranquilizador ter alguém com quem conversar e que entenda o que você está passando.
Se você não for capaz de confiar em ninguém, também é perfeitamente aceitável procurar ajuda profissional. Os serviços de saúde ou o médico responsável pela sua saúde poderão encaminhá-lo a um psicólogo ou conselheiro que poderá ajudá-lo a superar seus problemas e a se sentir melhor.
Faça uma pequena pausa depois de alguns dias de estudo
É importante que você acelere enquanto estuda para um exame final ou prova de concurso. Se você estiver se sentindo muito para baixo, talvez queira fazer uma pequena pausa nos estudos por alguns dias. Apenas certifique-se de voltar a ele com uma nova perspectiva e tente abordar seus estudos com um novo senso de energia.
Uma pausa permitirá que seu cérebro descanse e se refresque; também lhe dará tempo para pensar sobre seus estudos e sobre o que você fez até agora.
Conclusão
Lembre-se de que você não precisa atingir sucesso imediato e estrondoso. Embora seja importante estudar muito, também é importante cuidar de sua saúde mental. Lembre-se de fazer pausas após alguns dias de estudo, pedir feedback sobre seus estudos e fazer algo diferente para tentar evitar entrar em um ritmo de sobrecarga física e emocional.