Como estudar por mais tempo na sua rotina
Faça uma lista das tarefas a fazer
Fazer uma lista de tarefas que você tem que fazer no dia é uma maneira eficaz de organizar seu trabalho. Organize a lista em ordem de importância, onde cada tarefa deve ter um objetivo claro.
Em vez de ter uma tarefa dizendo “estudar matemática” em sua lista, divida-a em etapas menores (“entender operações de cálculo básico”) que você pode verificar uma a uma à medida que as completa. Um exemplo de lista de tarefas diárias pode se parecer com isto:
- Entenda as operações de cálculo básico
- Rever as identidades algébricas e trigonométricas
- Escreva perguntas práticas no caderno de anotações com base na palestra de hoje
Trabalhe na tarefa por 25 minutos
Considere a tarefa a ser trabalhada antes de começar. É uma boa ideia pensar sobre o que você quer realizar antes do tempo.
Desta forma, sua mente já está voltada para completar a tarefa em mãos e é menos provável que você se distraia com outras coisas que precisam ser feitas.
Defina um cronômetro para 25 minutos de tempo de trabalho sólido. Um timer ajudará a mantê-lo na tarefa e evitará que as distrações se aproximem. Há um monte de aplicativos gratuitos disponíveis que oferecem temporizadores, incluindo o Tomato Timer (https://tomato-timer.com/).
Se você tiver um telefone mais antigo ou não quiser baixar nada, use a função timer em seu forno ou defina um cronômetro por 25 minutos.
Uma vez que o timer desligar, faça uma pausa de cinco minutos (ou mais tempo se necessário) antes de passar para a próxima tarefa.
É isso aí! Cada hora, dê a si mesmo uma pausa maior – cerca de 15-30 minutos – e depois continue trabalhando em suas tarefas com algumas pausas de recompensa jogadas no meio, se necessário.
Faça um intervalo de 5 minutos
- Use seu intervalo de 5 minutos para relaxar.
- Aproveite a oportunidade para lanchar ou beber água.
- Alongue, faça saltos, dê uma caminhada rápida ou faça algum outro tipo de atividade física.
- Verifique seu e-mail ou a página do Facebook.
Se você optar por fazer qualquer uma destas coisas durante o intervalo, certifique-se de mantê-lo o mais curto e leve possível; estabeleça um limite de tempo para que você saiba quando voltar a estudar.
Repita 3 vezes e faça uma pausa mais longa (15-30 minutos)
Uma soneca de 30 minutos é a melhor coisa que você pode fazer para melhorar seu sono. Se você estiver cansado, tire uma soneca. É tão simples quanto isso.
Uma soneca vai aumentar a potência de seu cérebro e melhorar tanto seu humor quanto seus níveis de produtividade.
Quando estamos cansados, nossa mente fica enevoada ou menos atenta aos detalhes, o que torna difícil para nós lembrarmos das coisas ou tomarmos decisões de forma eficaz.
Ao tirar uma soneca curta, podemos ajudar nossos cérebros a descansar para que eles estejam prontos para ir novamente quando acordarmos.
Você também pode usar este tempo para rever parte do material que já foi revisado na aula. Como parte de uma estratégia de revisão eficaz, é importante revisar as coisas que você revisou na aula, mesmo que você pense que as entendeu na época.
Portanto, se há tópicos das aulas anteriores que parecem precisar de alguma atualização, agora é um bom momento para trabalhar neles.
10 horas de foco
Se você precisar estudar o dia todo, basta aplicar a técnica do pomodoro e até mesmo 10 horas de foco serão mais produtivas.
A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que pode ajudá-lo a manter o foco e controlar a procrastinação: trabalhe por 25 minutos seguidos, depois faça um intervalo de 5 minutos.
Após quatro rodadas, permita-se fazer uma pausa mais longa (20-30 minutos).