Cidade perdida de Atlântida pode ter sido encontrada

Institucional - Nike

Uma equipe de pesquisadores descobriu várias ilhas que afundaram no oceano há milhões de anos na região da atual Espanha. Segundo eles, esta pode ser a origem da famosa lenda da cidade perdida de Atlântida.

As ilhas continuam afundando lentamente

As ilhas foram localizadas em uma montanha subaquática que conta com três vulcões agora inativos e tem cerca de 50 quilômetros de diâmetro. Sua base fica a cerca de 2,3 km abaixo da superfície do oceano.

A descoberta foi feita por um veículo operado remotamente (ROV) em profundidades entre 100 a 2.500 metros durante exploração no fundo do mar na costa leste de Lanzarote, a mais oriental das Ilhas Canárias. Este trabalho tem como objetivo entender melhor a atividade vulcânica e hidrotermal subaquática na região.

De acordo com a equipe, as ilhas continuam afundando lentamente. Elas teriam sido habitáveis entre 56 milhões a 34 milhões de anos atrás. Uma vez que os vulcões pararam de entrar em erupção, a lava se solidificou e se tornou mais densa, fazendo com que as ilhas afundassem no oceano.

Apesar disso, algumas das características destes locais continuam intactas. Os pesquisadores encontraram praias, penhascos e até dunas de areia. Segundo eles, esta areia que agora cobre a rocha vulcânica teria sido depositada quando as ilhas estavam afundando.

Algumas destas praias ficam a apenas 60 metros abaixo da superfície dos oceanos. A equipe agora analisará as amostras coletadas para datar as rochas vulcânicas e identificar quando as ilhas começaram a afundar. As informações são do Live Science.

O mito de Atlântida

Os cientistas apelidaram o recém-descoberto monte submarino de Monte Los Atlantes, em homenagem à lendária civilização descrita pelos gregos antigos que teria sido engolida pelo oceano como punição dos deuses pela imoralidade de seus cidadãos.

O mito de Atlântida tem origem nos escritos de Platão, no século IV a.C.

Os textos antigos descrevem uma grande civilização que se desenvolveu em uma ilha nas proximidades da Península Ibérica em aproximadamente 9600 a.C.

Essa civilização era marcada por um notável desenvolvimento tecnológico, possuindo muitas riquezas naturais, um grande exército e uma população expressiva.

Segundo o mito, Atlântida deu início a diversas guerras de expansão, mas acabou sendo derrotada por Atenas.

Após a derrota, Zeus teria decidido punir os Atlantes em função da sua sede de poder.

A ilha então foi atingida por um forte terremoto, sendo engolida pelo mar e desaparecido para sempre.

Post Cidade perdida de Atlântida pode ter sido encontrada em Olhar Digital.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!