Chatbot do Ministério da Saúde tira dúvidas sobre vacinação no WhatsApp
O Ministério da Saúde facilitou o acesso às informações oficiais sobre a vacinação no Brasil. Nesta segunda-feira (4), a pasta estreou um chatbot gratuito que oferece detalhes sobre campanhas, traz alertas sobre fake news e muito mais. A plataforma funciona pelo WhatsApp e está disponível em todo país.
O novo programa faz parte do Saúde com Ciência, iniciativa governamental para disseminar informações confiáveis aos brasileiros. A força de trabalho busca recuperar as altas coberturas vacinais do Brasil diante de um cenário de retrocesso.
Ao entrar em contato com o chatbot, os usuários contam com três opções logo de cara. A primeira é a “Vacinação”, onde há informações sobre campanhas, públicos-alvo e calendário das doses.
O segundo item corresponde às “Informações sobre as vacinas”. Este menu traz as principais características, benefícios e a importância da imunização.
Por fim, e não menos importante, há a opção para o “Combate à desinformação”. O terceiro acesso oferece um canal simples para desmentir fake news e tirar dúvidas. Tem até um quiz interativo para o cidadão testar os seus conhecimentos.
O chatbot foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Robbu, que estruturou a solução para o mensageiro. A Meta, responsável pelo WhatsApp, também participou da implantação do projeto.
Como usar o chatbot do Ministério da Saúde no WhatsApp?
A nova ferramenta interativa do Ministério da Saúde não precisa de aplicativos extras. Para usá-lo, você só precisa ter uma conta ativa no WhatsApp.
Existem duas formas para entrar em contato. A primeira é utilizando o link que te levará direto ao chatbot do Ministério da Saúde sobre vacinação. Você também pode adicionar o número na sua agenda: +55 61 99381-8399.O contato é identificado como “Ministério da Saúde Responde”.
Abriu a conversa? Agora é só mandar um “Oi”, responder às perguntas feitas pelo mensageiro e interagir com o chatbot. Todas as informações serão repassadas pela conversa do WhatsApp.
Seja o primeiro a comentar!