Amazon quer presença de gamers em projeto para treinar robôs
Atenção, gamers! A multinacional Amazon está desenvolvendo um novo projeto chamado “Alexa Arena”. Essa aposta da companhia para os próximos meses é um jogo simulado para obter dados sobre como os humanos interagem com os robôs.
Oferecendo uma grande variedade de layouts, salas e objetos interativos, o Alexa Arena será um espaço público para a criação de missões de interação humano-robô (HRI). A iniciativa é um forte apoio ao desenvolvimento de tarefas robóticas gamificadas, prontamente acessíveis a humanos.
O jogo contará com gráficos e mecanismos de controle “amigáveis”. Segundo o cientista da Amazon, Qiaozi Gao, será aberto um local para coleta de dados HRI com alta eficiência. Além de uma avaliação precisa do sistema de inteligência artificial incorporada.
A IA incorporada, por sua vez, é o sistemas de IA que controlam um objeto físico, como por exemplo, os braços robóticos, veículos autônomos e etc. O Alexa Arena será disponibilizado ao público para facilitar a pesquisa na construção de assistentes virtuais e robôs, apoiando o desenvolvimento contínuo de robótica da Amazon em seus armazéns.
No ano passado, a já implantou o Proteus, seu “primeiro robô móvel totalmente autônomo” para atuar nos armazéns da empresa. Também implantou um app com inteligência artificial que pode impedir acidentes com os funcionários do depósito.
A companhia ainda não divulgou oficialmente a data do lançamento do projeto Alexa Arena para o público.