Cuidado para não se afogar na bagunça
Post no Blog da Gabriela Brasil
Vou ser honesta: você pode fazer cursos, assistir aulas, ler livros sobre organização e produtividade, seguir várias referências nas redes sociais… Mas se não trabalhar em mudar os seus hábitos diariamente, acho quase impossível as coisas se transformarem na sua vida. Vejo muita gente querendo ter paz, ser um porto seguro pra si mesmo e buscando uma vida mais organizada e com mais tempo para o que importa. Afinal, quem não quer?
Mas pra isso, é preciso lidar com a bagunça, tanto das pequenas coisas (como fotos no celular), como das grandes questões da vida (rotina, trabalho, projetos pessoais, estudo…).
Pra qualquer coisa que queremos fazer é preciso estar disposto a transformar os nossos hábitos. Já pensou nisso? O cérebro funciona assim: quanto mais você se alimenta de novos hábitos e comportamentos, mais eles ficam naturais.
Por isso que criei a comunidade TRILHAS, porque a verdade é que o caminho pode ser árduo pra muita gente, mas quando encontramos um grupo que busca se ajudar, tudo fica mais leve.
Veja 4 dicas fundamentais para não se afundar na bagunça:
1 // Pratique o desapego de tudo que você acumula no celular
Fotos, arquivos, vídeos…o celular virou uma caixa de pandora e, na maioria das vezes, desorganizada. Para de se iludir achando que aquele print que você acabou de tirar será útil. Porque útil ele só será se você coletar e guardar em algum lugar e fazer algo em relação a isso, mas deixar no rolo da câmera não te ajuda em nada.
Remova também as notificações dos aplicativos. Por fim, desabilite o salvamento automático de arquivos enviados no Whatsapp. Isso só lota seu celular de ‘lixo’.
2 // Escolha um sistema pra te ajudar
Vale até papel e caneta, tá? Não tem desculpa pra começar. Um sistema pode te ajudar a organizar ideias. Atualmente, eu uso o Notion, Evernote e Todoist. Mas você pode usar o Trello, ToDo, Evernote…rola até post-it. Tenha um dia da semana para listar as tarefas que precisam ser entregues. Eu faço isso aos domingos. No decorrer dos dias, faça uma leitura do que foi feito, do que não foi feito. Check-lists podem ajudar.
3 // Você não pode fazer tudo ao mesmo tempo. E nem deve!
A vida fica bagunçada porque achamos que damos conta de tudo. Por isso, conheça seu ritmo e saiba distribuir melhor as tarefas.
Você é da turma que trabalha melhor pela manhã? Coloque o que é mais intenso nesse horário. E não adianta listar 6799009876 tarefas pra fazer num dia. Três, geralmente, já ocupam uma boa parte do tempo. Seja lúcida, baby.
4 // Tenha uma comunidade que te apoie
Agora fecha essa conta comigo: se bagunça faz parte da vida, o processo de organização será diário. Organizar não é mágica, não tem fim.
E no meio desse caminho (que é a vida) a gente se desorganiza muito. Mas a cada passo de consciência, vamos ficando melhores na arte de cuidar da gente mesmo. Nesse sentido, ter uma comunidade que te ajude na jornada é sempre muito válido. O futuro é em comunidade e ter um espaço para trocar, aprender e dividir faz a gente evoluir mais rápido.
A comunidade TRILHAS existe pra isso. Essa é uma comunidade para todos os meus alunos e pessoas que estão cansadas de uma vida corrida e estão no processo de busca por uma vida mais essencialista, conectada ao que importa, com mais tempo para as relações, para si mesmas e para os projetos importantes.
Seja o primeiro a comentar!