Atualidades: 5 filmes para pensar sobre direitos de crianças e adolescentes
O trabalho infantil e a exploração de menores é um problema social sério que atinge o Brasil e diversos outros países ao redor do mundo. Desse modo, esses temas estão em constante debate, sendo uma das metas dos governos gerar segurança familiar e social para que crianças e adolescentes tenham os seus direitos resguardados.
Sendo assim, essa discussão pode aparecer como tema de redações de concursos e vestibulares. Pensando nisso, apresentamos abaixo uma lista com cinco filmes ótimos para debater sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. Confira!
Filmes sobre os direitos das crianças e adolescentes
1. Crianças Invisíveis
Primeiramente, apresentamos um filme que traz episódios sobre a realidade da infância em diversos países. Desse modo, o episódio que retrata a infância no Brasil é o Bilu e João e fala sobre duas crianças que já estão inseridas no mundo do trabalho em São Paulo.
2. Capharnaum
Capharnaum traz como personagem principal um garoto de 12 anos chamado Zain. Ele é responsável por cuidar dos irmãos quando os pais estão ausentes por conta do trabalho. No entanto, Zain acaba por se revoltar contra a família quando a sua irmã de 11 anos é obrigada a casar a força com um homem mais velho. Com isso, o garoto foge do cortiço e passa a viver na rua com refugiados e outras crianças.
3. 10 Centavos
Disponível no Portas Curtas, 10 Centavos é um premiado curta-metragrem com direção de César Fernando de Oliveira. O filme conta a história de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico para ajudar a renda da sua família.
4. Carreto
Com uma narrativa mais leve, Carreto conta a história de Tinho, um garoto que precisa trabalhar recolhendo mariscos e caju no Nordeste do Brasil. Durante a sua trajetória, Tinho conhece uma menina com deficiência motora nas pernas e desenvolve uma bela amizade com ela.
5. O Menino que não Queria Nascer
Por fim, recomendamos o curta O Menino que não Queria Nascer, que traz como personagem principal um menino chamado Pedro. Por meio da história do garoto, o filme aborda a questão dos direitos das crianças e adolescentes no país até a aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e a criação do ECA.
Seja o primeiro a comentar!