Governo pretende dobrar número de vagas em concursos!
O ano de 2023 está sendo uma avalanche de oportunidades na carreira pública! Isso porque, a ministra da Gestão, Esther Dweck, revelou recentemente que pretende dobrar o número de vagas para concursos federais neste ano.
De acordo com informações da própria ministra, a ideia é abrir de 8 mil a 10 mil a mais em 2023. A pasta, inclusive, já está dialogando com o Ministério do Planejamento para antecipar um recurso que seria de 2024 para este ano.
“Se o concurso for no ano que vem, a pessoa pode entrar só em 2025, faltando apenas dois anos para o fim da gestão. Não está certo ainda, porque não sentei com a Simone Tebet [Planejamento], mas tento antecipar uma parte”, afirma Esther.
Conforme é possível notar, a expectativa de Esther é de que os novos servidores possam ingressar nos mais de diversos órgãos espalhados pelo país ainda no governo Lula.
Cabe destacar que, durante o último anúncio, a ministra da Gestão afirmou que o atual quantitativo de servidores no Poder Executivo Federal está “muito inferior” ao que seria necessário para “prestar bons serviços à população”.
Segundo a pasta, entre 2018 e 2023, 75,6 mil vagas deixaram de existir. Em 2018, a força de trabalho civil no governo federal era composta por 630.689 servidores. Ainda neste ano, o número é de 555.087.
Ademais, além dos concursos autorizados para 2023, outra boa notícia foi a aprovação dos reajustes salariais (reajuste de 9%), que começaram ser pagos em junho, e do auxílio alimentação (de R$ 458,00 para R$ 658,00).
Post Governo pretende dobrar número de vagas em concursos! em Estratégia Concursos.