Concurso AGU: órgão solicita autorização de concurso para 2023

Institucional - Nike

Pode ser que ocorra, em breve, novo concurso AGU (Advocacia Geral da União). O órgão solicitou, com urgência, ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, um novo certame.

O pedido é devido a carência de pessoal no quadro de servidores da área de apoio. Nos últimos sete anos, penas 112 servidores ingressaram no quadro.

Atualmente, de acordo com o documento, 70% do quadro é composto por pessoas requisitadas. Sem contar os gatos para manter a equipe, a remuneração média é quase o dobro da média recebida pelos servidores do quadro próprio.

Além disso, 36% dos servidores têm mais de 50 anos de idade, ou seja, próximos da aposentadoria. Por conta desse cenário, é de extrema importância que seja realizado um novo concurso público para a área administrativa.

A secretária-geral de Consultoria, Clarice Costa Calixto, solicitou “que o pleito de autorização de novo concurso público para o quadro técnico da Advocacia-Geral da União seja avaliado não apenas para 2024, mas como demanda presente e prioritária ainda no ano de 2023, no quantitativo de vagas que for viável do ponto de vista orçamentário, e tendo em vista o tamanho da capilaridade de nossa instituição, de forma a reduzir os riscos colocados à continuidade dos serviços prestados”.

Confira no link abaixo o pedido na íntegra:

Pedido de autorização para novo concurso AGU