Prouni 2023.2: inscrições para o programa começam nesta terça-feira (27)

Institucional - Nike

Estudantes de todo o Brasil que desejam concorrer bolsas em universidades particulares podem se inscrever, a partir desta terça-feira (27), para a segunda edição de 2023 do Prouni (Programa Universidade para Todos).

As inscrições podem ser feitas até 30 de junho através do Portal de Acesso Único do MEC (Ministério da Educação). Durante os quatro dias, é possível alterar o curso escolhido em primeira ou segunda opção. O resultado final será baseado na última escolha feita pelo candidato.

Durante a inscrição, é necessário que o participante escolha uma modalidade: ampla concorrência (que inclui alunos de escolas particulares) ou ações afirmativas. A classificação final dos candidatos terá uma ordem de prioridade e os critérios de renda serão mantidos.

O que é e como funciona o Prouni

Criado em 2004, o Prouni, do MEC, é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior a partir do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O programa acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

Requisitos para participar do Prouni

Para participar do Prouni é necessário, antes de tudo, ter realizado o Enem 2022 ou 2021 e obtido no mínimo 450 pontos. O estudante também não pode ter tirado nota zero na redação. Além disso, o programa estipula uma série de critérios socioeconômicos. Com isso, podem se inscrever pessoas que:

Cursaram o Ensino Básico na rede pública ou privada de ensino;
Tenham renda familiar per capita de, no máximo, 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e 3 salários mínimos para bolsas parciais;
Sejam pessoas com deficiência;
Sejam professores da rede pública de ensino, integrando o quadro permanente de alguma instituição pública (o critério de renda não se aplica aos professores).

Como funciona a classificação

Desde que passou a permitir a inscrição de pessoas que vieram de escolas privadas sem a condição de bolsista, o Prouni criou ma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos a fim de equilibrar a disputa pelas bolsas. Um outro objetivo da lista, sendo o MEC, é incentivar o ingresso na graduação daqueles que pretendem tornar-se professores.

Com isso, atendendo a modalidade de bolsa e curso escolhido pelos candidatos e respeitando a ordem decrescente das notas, a seleção será feita obedecendo a seguinte prioridade:

I – professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;

II – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

III – estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;

IV – estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista;

V – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;

VI – estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.

Cronograma Prouni 2023.2

Inscrição: entre 27 e 30 de junho

Primeira chamada: 4 de julho

Comprovação das informações da primeira chamada: entre 4 e 14 de julho

Segunda chamada: 24 de julho

Comprovação das informações da segunda chamada: 27 de julho a 3 de agosto

Inscrição na lista de espera: 14 e 15 de agosto

Resultado da lista de espera: 18 de agosto

Comprovação das informações da lista de espera: 21 a 28 de agosto