MEC voltará a permitir a abertura de novos cursos de Medicina
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (3) que o MEC (Ministério da Educação) voltará a permitir a abertura de cursos de Medicina no país. Na próxima quarta-feira (5), uma medida criada durante o governo Michel Temer proibindo a criação de novos cursos na área perde a validade. Implementada em 2018, a portaria tinha como justificativa barrar a abertura de graduações de baixa qualidade.
Em entrevista ao portal g1 Ceará, o ministro afirmou que a ideia agora é criar novos cursos onde haja carência de profissionais da área da saúde. Para isso, defende a integração ao programa Mais Médicos, abrindo editais e universidades nestas regiões mais carentes.
De acordo com dados do CFM (Conselho Federal de Medicina), embora o número de novos médicos no país tenha batido recorde em 2022, a distribuição ainda é um desafio. Enquanto nas capitais a concentração é de 6,12 médicos por mil habitantes, em cidades do interior essa proporção é de 1,72.
A preocupação com a qualidade da formação destes profissionais também seguirá sendo uma preocupação do MEC, já que, segundo o ministro, a medida para impedir a abertura de novos cursos foi burlada com a formação de turmas maiores.
“O objetivo da moratória era reduzir o número de cursos, mas fez foi aumentar [o número de vagas em turmas], e temos que ver a qualidade desses cursos que estão sendo oferecidos para os estudantes de medicina no Brasil”, declarou o ministro.