10 minutos vs. procrastinação
A primeira variação é para quando você está procrastinando uma tarefa : você só precisa dedicar 10 minutos de esforço para a tarefa, então você pode parar se quiser. Na verdade, adaptei isso dos meus dias de escritor de romances, quando costumava dizer a mim mesmo que só precisava me comprometer a escrever 100 palavras. Se eu quisesse parar depois disso, poderia parar sem sentir nenhuma culpa.
Essa regra funciona porque 10 minutos geralmente é tempo suficiente para você “entrar na zona”. Se você conseguir aguentar os 10 minutos iniciais, é provável que perceba que a tarefa não é tão ruim quanto pensava e que ficará feliz em continuar.
Tarefas de 10 minutos
A outra variação é para quando você tem muitas tarefas e se sente sobrecarregado: todas as tarefas em sua lista de tarefas não devem levar mais de 10 minutos para serem concluídas. Se uma tarefa não seguir esta regra, você precisará dividi-la em tarefas menores que se enquadrem na regra.
Essa regra funciona porque coloca você na mentalidade certa para o estabelecimento de metas adequado . Se você sabe que uma tarefa não levará mais do que 10 minutos, não se sentirá oprimido por ela – fica mais fácil reunir energia para sentar e executá-la. Psicologicamente, é muito mais fácil realizar seis tarefas de 10 minutos do que uma tarefa de 60 minutos.
Seja o primeiro a comentar!