Sisu 2023/1: o que muda com um período maior de inscrições?

Institucional - Nike

Candidatos que realizaram o Enem 2022 poderão tentar uma vaga em universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) a partir do dia 16 de fevereiro. Em função do carnaval, o período de inscrições desta edição será mais longo do que dos últimos anos, que tradicionalmente duravam de três a quatro dias. Dessa vez, o prazo vai se estender mais de uma semana: até o dia 24 de fevereiro. O que muitos estudantes querem saber é se isso vai interferir no processo seletivo e se é necessário pensar em novas estratégias.

Antes de responder essas questões, vale lembrar como funciona o Sisu. Na hora de se cadastrar, o estudante pode escolher, por ordem de preferência, até duas opções de vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa, além da modalidade de concorrência em que se encaixa: ampla concorrência ou cotas para escolas públicas ou PPI (pretos, pardos e indígenas). Durante a semana de inscrições, o sistema calcula, uma vez por dia, a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos participantes inscritos. É possível modificar as opções quantas vezes quiser, o sistema irá considerar somente a último registro.

 

Nesta edição, permanece essa mesma dinâmica, só que durante mais dias. Fabrício Pires, diretor do Ensino Ensino Médio e Pré-Vestibular do Colégio Master, acredita que o período mais longo não deve interferir, significativamente, nas classificações parciais. “Geralmente, existe uma variação maior nos dois primeiros dias do Sisu, quando os alunos ainda estão testando as possibilidades de acordo com suas notas. Nos dois últimos dias não há tanta movimentação. Essa tendência deve continuar”, explica.

Madson Molina, coordenador do Curso Anglo, concorda que os estudantes não precisam se preocupar com grandes mudanças. Ele ainda ressalta o lado positivo de mais dias de inscrição: “o prazo maior é favorável porque permite que os estudantes consigam fazer mais simulações e apostas de cursos e instituições onde gostariam de estudar”.

Molina diz que a distração com festas de carnaval deve ser um sinal de alerta e reforça a importância dos alunos manterem o foco para aproveitar esses dias a mais para se sentirem seguros e confiantes com suas escolhas.

“O ideal é o candidato separar um momento na parte da manhã, todos os dias, para fazer um acompanhamento das notas de corte e avaliar suas opções. Aí depois ele pode aproveitar o restante do dia para descansar e se divertir”, sugere Pires. E completa: “não é preciso ficar vidrado o tempo todo, já que a nota de corte só atualiza na virada de um dia para o outro”.