Tudo que você precisa saber sobre a segunda fase da Fuvest 2023
Nos dias 8 e 9 de janeiro será aplicada a segunda fase do vestibular 2023 da Fuvest, que seleciona os estudantes para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo.
No domingo (8), a prova será composta por 10 questões dissertativas de português – envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura – e uma redação. Já no segundo dia (segunda-feira, 9), os estudantes irão encarar 12 questões dissertativas de igual valor, sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida.
Se forem duas disciplinas, haverá seis questões para cada uma delas. Se forem três disciplinas, haverá quatro questões para cada uma. Se forem quatro disciplinas, haverá três questões para cada uma.
Em ambos os dias, os candidatos terão quatro horas para resolverem as provas. Os portões serão abertos às 12h. O fechamento deles e o início da aplicação do exame serão às 13h.
Redação
O texto cobrado pela Fuvest é do tipo dissertativo-argumentativo. Entre os elementos avaliados pela banca estão a coesão textual, o gênero do texto (se ele de fato é dissertativo) e a correção gramatical. Neste outro texto você entende melhor como funciona a redação da Fuvest.
Confira os temas das últimas cinco edições:
2022 – As diferentes faces do riso
2021 – O mundo contemporâneo está fora da ordem?
2020 – O papel da ciência no mundo contemporâneo
2019 – A importância do passado para a compreensão do presente
2018 – Devem existir limites para a arte?
Ah! E não se esqueça: na redação da Fuvest, é obrigatório dar um título ao seu texto.
Pontuação
Cada dia de prova vale 100 pontos. No primeiro, as questões de português e a redação valem 50 pontos cada.
Exemplo: Se um candidato obtiver 45 dos 60 pontos possíveis no 2º dia de exame (12 questões x 5 pontos), sua nota desse dia será multiplicada pelo fator 100/60. Portanto, a nota na base centesimal será 45 x 100/60 = 75.
É importante ressaltar que você não será eliminado da prova caso zere uma das disciplinas – como Matemática no segundo dia, por exemplo. Mas zerar uma prova inteira, como redação, por exemplo, acarreta, sim, em eliminação.
Medidas de biossegurança
Na segunda fase do vestibular 2023, o uso de máscara durante todo o tempo do exame será obrigatório. Os candidatos deverão retirá-la apenas durante o reconhecimento facial.
Além disso, não será permitido comer dentro da sala. Quando o estudante quiser se alimentar, deverá pedir ao fiscal para sair da sala de prova e será levado a um local determinado para essa finalidade.
Materiais permitidos e proibidos
Material obrigatório
Documento de identidade
Caneta esferográfica azul
Máscara de proteção contra a covid-19
Material permitido
Lápis
Borracha
Régua
Compasso
Apontador
Água
Alimentos leves (é proibido comer dentro da sala de prova)
Material proibido
Relógio de qualquer tipo
Equipamentos eletrônicos como calculadora, celular, computador, tablet, reprodutor de áudio, máquina fotográfica, filmadora, equipamento eletrônico do tipo vestível (como smartwatch, óculos eletrônicos, ponto eletrônico) etc.
Material impresso ou de anotações
Corretivo
Caneta que não seja esferográfica
Gorro, boné, chapéu, ou similares
Protetor auricular, fone de ouvido ou similares
Resultados
Primeira chamada: 30 de janeiro de 2023
Segunda chamada: 10 de fevereiro de 2023
Terceira chamada: 17 de fevereiro de 2023
Lista de espera: 1 a 3 de março de 2023
Matrículas
Matrícula da primeira chamada (online): 31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2023
Matrícula da segunda chamada (online): 13 e 14 de fevereiro de 2023
Matrícula da terceira chamada (online): 23 e 24 de fevereiro de 2023