Nova ferramenta de programação transforma esboços, caligrafia em código
Pesquisadores da Universidade de Cornell criaram uma interface que permite aos usuários escrever e esboçar à mão dentro do código de computador – um desafio à codificação convencional, que normalmente depende da digitação.
A interface baseada em caneta, chamada Notate, permite que os usuários de cadernos digitais computacionais abram telas de desenho e escrevam diagramas à mão dentro de linhas de código de computador tradicional e digitalizado.
Alimentada por um modelo de aprendizagem profunda, a interface une contextos de programação manuscrita e textual: a notação no diagrama manuscrito pode fazer referência ao código textual e vice-versa. Por exemplo, o Notate reconhece símbolos de programação manuscritos, como “n”, e os vincula a seus equivalentes datilografados.
“Um sistema como esse seria ótimo para a ciência de dados, especificamente com gráficos de esboço e gráficos que, em seguida, interoperam com o código textual”, disse Ian Arawjo, principal autor do artigo e estudante de doutorado no campo da ciência da informação. “Nosso trabalho mostra que a infraestrutura atual de programação está realmente nos impedindo. As pessoas estão prontas para esse tipo de recurso, mas os desenvolvedores de interfaces para digitar código precisam tomar nota disso e oferecer suporte a imagens e interfaces gráficas dentro do código.”
Arawjo também disse que o trabalho demonstra um novo caminho a seguir, introduzindo codificação baseada em caneta alimentada por inteligência artificial em um momento em que os tablets de desenho estão se tornando mais amplamente utilizados.
“Ferramentas como o Notate são importantes porque nos abrem para novas maneiras de pensar sobre o que é programação e como diferentes ferramentas e práticas representacionais podem mudar essa perspectiva”, disse Tapan Parikh, professor associado de ciência da informação e coautor do artigo.