USP exclui nota e frequência de alunos que não comprovaram vacinação

Institucional - Nike

A USP (Universidade de São Paulo) excluiu de seu sistema as notas e frequências de 275 alunos matriculados que não comprovaram as duas primeiras doses da vacina contra a covid-19. O esquema vacinal completo é obrigatório na universidade desde agosto de 2021.

Os serviços de Graduação das Unidades de Ensino e Pesquisa foram informados da exclusão dos dados destes estudantes na segunda-feira (26). Ao todo, eles representam 0,45% do corpo discente da universidade, que possui 60 mil alunos de graduação matriculados.

A USP também informou que a decisão está respaldada pelas normas impostas pela universidade para o retorno às atividades presenciais, “que dizem respeito à obrigatoriedade da comprovação do esquema vacinal completo (e eventuais doses de reforço) contra a covid-19”. A comprovação da primeira dose de reforço, correspondente à terceira dose, passou a ser obrigatória a partir do segundo semestre de 2022.

Amparada pelo Conselho Estadual de Educação pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a universidade parte do princípio da proteção coletiva ao exigir a vacinação dos estudantes, garantindo um ambiente seguro a que se imunizou.

A instituição também informou que o número de alunos que tiveram seus dados excluídos pode diminuir, já que alguns deles já haviam se vacinado mas estão apresentando os comprovantes apenas agora.

Guia do Estudante