Mudanças na Unicamp: como se preparar para a prova a partir de agora?
A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) anunciou uma série de mudanças para o processo seletivo da Unicamp a partir deste ano. Entre elas, a data de realização da segunda fase do vestibular.
A primeira fase da Unicamp 2023 será realizada no dia 6 de novembro de 2022, e a segunda, que normalmente acontecia em janeiro, será nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022. É a primeira vez que as duas etapas serão realizadas no mesmo ano.
A mudança, inevitavelmente, gera dúvidas nos estudantes que estavam habituados a encarar as segundas fases apenas em janeiro. Além disso, muitos vestibulandos que prestam Unicamp também prestam outras provas que realizarão a primeira fase em dezembro. A Fuvest, por exemplo, terá a primeira etapa em 4 de dezembro, uma semana antes da segunda fase da Unicamp.
Com tanta mudança, será que é preciso recalcular a rota na hora de planejar os estudos?
Anderson Bigon, diretor pedagógico da Oficina do Estudante de Campinas (SP), explica que quando as segundas fases eram apenas em janeiro, o estudante costumava priorizar o estudo para as primeiras fases até dezembro e iniciava o estudo para as segundas fases a partir de então. Com a mudança no calendário do vestibular Unicamp, o ideal agora é conciliar os estudos, treinando questões de múltipla escolha e questões dissertativas, de acordo com as provas que irá prestar.
Unicamp + Enem
“Para quem vai prestar apenas Unicamp e Enem, por exemplo, a recomendação é focar em questões ‘tipo teste’ até a semana em que se encerra o segundo dia do Enem (20 de novembro). Depois, poderá iniciar o estudo só com questões dissertativas, podendo fazer uso das provas anteriores da segunda fase da Unicamp”, explica Bigon.
Unicamp + Enem + Fuvest
Já para quem também vai prestar Fuvest, o foco é, mesmo após o Enem, conciliar o estudo com questões de múltipla escolha, para também se preparar para a primeira fase do vestibular da USP, que ocorre no início de dezembro. O estudo pode ser divido:
Ao longo do dia, com metade das horas de estudo dedicadas a testes e a outra metade para dissertativas;
Ou ao longo da semana, intercalando um dia para testes e um dia para dissertativas.
Quando começar a revisão?
A maioria dos cursos pré-vestibular iniciam o período de revisões em outubro, ou seja, no mês anterior ao início dos principais vestibulares.
Mesmo assim, a orientação do diretor é que os estudantes comecem a incluir, no dia a dia, a realização das provas anteriores, de 2018 a 2022. Assim, já se acostumam com o modelo das provas oficiais e, ao mesmo tempo, realizam uma revisão dos assuntos das questões que tenham errado.
“Cabe ressaltar que revisar é importante, mas dificilmente o estudante conseguirá passar novamente por todos os conteúdos. Por isso, recomendamos que ele priorize as matérias que tenha maior dificuldade, baseado nos resultados dos simulados ou das provas anteriores.”
5 dicas práticas para quem vai prestar Unicamp este ano
- Verifique o conteúdo programático do vestibular Unicamp 2023, pois alguns assuntos (exemplo: matrizes) foram excluídos da ementa;
- Comece a revisão para a Unicamp, se ainda não começou, duas semanas antes do vestibular, no mínimo;
- Faça as provas anteriores dos últimos cinco anos – ou pelo menos as mais atuais, que já estão com 72 questões;
- Para a segunda fase, vá além das disciplinas específicas do seu curso e dê uma importância a matemática e português, principalmente nas obras que ainda não foram cobradas em anos anteriores. Essas duas disciplinas tendem a ser um diferencial na segunda fase no vestibular Unicamp;
- Dê um foco maior para a redação da Unicamp nas duas últimas semanas que antecedem a segunda fase.