Empresas vão oferecer bolsas de auxílio a alunos cotistas da USP
Empresas como o Itaú Unibanco e a química Dow vão ajudar a financiar a permanência de estudantes cotistas na Universidade de São Paulo. Ao todo, já foram confirmadas 277 bolsas no valor de R$ 800. A informação foi divulgada pela USP e o lançamento oficial do programa acontece nesta quarta-feira (31).
Nomeada USP Diversa, a iniciativa tem como objetivo fomentar a permanência dos 20 mil alunos cotistas que ingressaram na universidade desde 2018, ano em que a instituição aderiu a reserva de vagas.
Além dos estudantes que ingressaram por cotas étnico-raciais ou para pessoas com deficiência, o programa também deve prestar auxílio aos universitários LGBTQIA+, exilados ou que tenham filhos de até três anos de idade.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lucia Duarte Lanna, afirmou que além de contribuir com a permanência destes estudantes na universidade, o apoio das empresas pode facilitar o posterior ingresso no mercado de trabalho.
Até o momento foram confirmadas 277 bolsas de financiamento, sendo 52 delas pelo Itaú Unibanco, 10 pela Dow, 25 pela Deutsche Bank e 200 pelo Santander. Também serão financiadas 10 bolsas pelo fundo patrimonial da USP. Pessoas físicas também poderão contribuir com o financiamento, doando valores que serão destinados a este fundo.
A permanência nas universidades
No dia 29 de agosto de 2022 completou-se uma década da implantação da Lei de Cotas no país. Na última década, um dos maiores desafio tornou-se não só ingressar na universidade, mas permanecer nela. Estudantes cotistas precisam lidar com custos de moradia, transporte, alimentação e livros para os estudos.