Concurso INSS: próximo concurso deverá também ser regionalizado, diz especialista
O novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social, da Perícia Médica Federal (INSS) está em fase de definição da banca organizadora. O órgão tem aval para o provimento de 1.000 oportunidades nas carreiras de técnico do Seguro Social do quadro de pessoal do Instituto, que exige certificado de conclusão do do ensino médio. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o salário inicial é de R$ 6,5 mil. O certame foi solicitado ao Ministério da Economia em abril deste ano, no qual era esperada a autorização de 7.575 vagas sendo 6.004 para técnico e 1.571 para analista.
A autarquia ainda não deu informações relacionadas a lotação do novo certame. Entretanto, a lotação dos últimos concursos foi de maneira regionalizada, ou seja, a distribuição foi estadual. “O concurso do INSS apresenta essa peculiaridade de distribuir as vagas por regiões, daí ser um concurso regionalizado, de modo que, ao se inscrever, o candidato escolhe para qual região vai concorrer” explica o professor de direito previdenciário do Gran Cursos Online, Fernando Maciel.
Fernando acredita que próximo concurso também será organizado da mesma maneira. “No último concurso todos os estados e o DF foram contemplados com vagas, o que também tende a ocorrer no próximo”.
A Receita Federal que teve o aval de concurso próximo da autorização da seleção do INSS, será de nível nacional, como afirmou o subsecretário de gestão corporativa, Juliano Neves, nas redes sociais. “O concurso será nacional, não tendo assim, reserva de vagas para regiões e municípios”, afirmou.
Post Concurso INSS: próximo concurso deverá também ser regionalizado, diz especialista em Papo de Concurseiro.