A flexibilidade oferecida pelos cursos de ensino a distância (EaD) não resulta em uma maior facilidade na rotina de estudos e muito menos em menores exigências. Justamente pela ausência da cobrança física de um professor e por possibilitar um ritmo de estudos mais livre, o processo de aprendizagem a distância demanda até mais dedicação do que o estudo presencial.
O aluno de um curso EaD deve ser disciplinado para conseguir manter um ritmo constante de estudos que dê conta das diversas atividades de leitura e escrita exigidas.
Para que você não acumule tarefas e possa fazer um bom proveito do seu curso, reunimos algumas dicas de como organizar melhor os estudos a distância.
Pense bem no tempo que você tem disponível
De nada adianta se comprometer com alguma coisa se você não tem tempo suficiente para ela, e para um curso a distância isso não é diferente. Você precisará dedicar uma parte do seu tempo para os estudos, seja para assistir às aulas ou para realizar as tarefas exigidas.
Disponibilize seu tempo definindo a prioridade de cada uma das coisas que você tem para fazer, sejam elas relacionadas ao curso ou não. Busque sempre um equilíbrio entre o tempo disposto para os estudos, para o trabalho e para o descanso.
Faça um plano de estudos e não o abandone
Defina um plano de estudos para dar conta das leituras e exercícios cobrados pelo curso. Ele pode ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal – o importante é que ele seja compatível com a sua rotina.
Familiarize-se com as plataformas e os métodos de ensino utilizados pela instituição
Evite futuras dores de cabeça entendendo bem como funciona o sistema utilizado para assistir às aulas ou enviar os trabalhos. Procure explorá-lo sempre que possível para não deixar possíveis dúvidas aparecerem justamente na hora de mandar aquele relatório que não vai ter o prazo de entrega estendido.
Seja proativo
Exponha suas dúvidas: não tenha medo de fazer qualquer pergunta para o professor ou coordenador do curso. Entendendo e sabendo melhor, você só sairá ganhando.
Aproveite também as oportunidades que o curso pode lhe proporcionar: atividades extracurriculares como pesquisa e extensão podem ser oferecidas mesmo para alunos de cursos a distância. Além de trazerem mais aprendizado, elas são interessantes para o seu currículo profissional.