Ícone do site Fluxo de Estudo

USP é a melhor universidade da América Latina, segundo ranking britânico

A USP (Universidade de São Paulo) é a melhor universidade latino-americana, segundo a edição de 2023 do ranking da consultoria britânica Times Higher Education (THE). Ao todo, 62 universidades brasileiras estão classificadas na avaliação, sendo que 51 delas são públicas (federais e estaduais). Em setembro deste ano, a USP também apareceu como a maior produtora de pesquisa científica na América Latina segundo um outro ranking, o QS Quacquarelli Symonds.

É o terceiro ano consecutivo que a USP fica entre as 250 melhores universidades do mundo. Das cinco categorias de indicadores, a USP ficou entre as 100 melhores instituições do mundo em pesquisa (74ª posição) e em ensino (88ª posição). A avaliação ainda usa como indicadores a inovação, a internacionalização e as citações.

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é a segunda brasileira mais bem posicionada entre as 500 melhores do mundo.

O ranking da Times Higher Education (THE) avaliou cerca de 1.800 instituições de ensino superior de 104 países. Das dez primeiras posições, sete são de instituições norte-americanas.

Em primeiro lugar, aparece a Universidade de Oxford, do Reino Unido, e em segundo, a Universidade Harvard, dos Estados Unidos. A terceira colocação é dividida entre a britânica Universidade de Cambridge e a norte-americana, Universidade Stanford.

Guia do Estudante

Sair da versão mobile