O próximo concurso público do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) deverá ter 93 vagas, conforme proposta de reenquadramento de cargos aprovada pelo Tribunal Pleno na 17ª Sessão Extraordinária, realizada nesta terça-feira (5/10). De acordo com o quadro de transformação de carreiras, o novo edital deverá ter 93 vagas imediatas distribuídas entre áreas da função de analista judiciário, enquanto o cargo de técnico tem como previsão formação de cadastro de reserva.
A proposta prevê a transformação de 192 vagas de técnico judiciário e quatro de auxiliar judiciário em 118 de analista judiciário. Segundo o Tribunal, a alteração não resultará em aumento de despesas para o quadro de pessoal.
O reenquadramento tem como base as necessidades tecnológicas e processuais do TJDFT que devem ser feitas por profissionais graduados direito e em tecnologia da informação. Esses serviços, segundo a medida, não podem ser desempenhados por técnicos.
“Aproximadamente 72% das seleções internas do setor de justiça são realizadas em busca de profissionais graduados em Direito”, destacou o presidente do TJDFT, desembargador Romeu Neiva.
Confira a distribuição de vagas aprovada para o próximo concurso:
Analista judiciário
- Apoio especializado – Contabilidade (3)
- Apoio especializado – Engenharia Elétrica (1)
- Apoio especializado – Administração (3)
- Apoio especializado – Estatística (2)
- Apoio especializado – Medicina Psiquiatria (2)
- Apoio especializado – Medicina do Trabalho (2)
- Apoio especializado – Psicologia (cadastro reserva)
- Apoio especializado – Serviço Social (9)
- Apoio especializado – Análise de Sistemas (3)
- Apoio especializado – Suporte em Tecnologia da Informação (3)
- Apoio especializado – Análise de Dados (5)
- Apoio especializado – Segurança da Informação (5)
- Judiciária – Oficial de Justiça Avaliador Federal (25)
- Judiciária – Sem Especialidade (29)
- Arquivologia (1)
Técnico judiciário
- Administrativa – Sem Especialidade (cadastro reserva)
- Administrativa – Segurança (cadastro reserva)
- Apoio especializado – Programação de Sistemas (cadastro reserva)
- Apoio Especializado – Enfermagem (cadastro reserva)
A proposta ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional para entrar em vigor.
TJDFT acumula 405 cargos vagos
Com o último concurso público realizado em 2015, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) sofre com déficit de 405 cargos vagos, sendo 219 na função de técnico judiciário e 186 de analista judiciário. Os números são confirmados pelo Portal da Transparência do órgão, com dados referentes a abril de 2021.
Apesar da vacância no quadro de servidores e de já ter confirmado a intenção de viabilizar um novo concurso para efetivos com levantamento de cargos vagos, a pasta adiantou ao Papo de Concurseiro em maio que não haverá tempo hábil para realização desse concurso ainda em 2021, tendo em vista que o processo não chegou sequer à fase de contratação de banca examinadora. “Estamos apenas no levantamento de necessidades”, frisou o TJDFT.
Último concurso
O último concurso, realizado em 2015, contou com 71.831 candidatos disputando 80 vagas abertas. Houve cargos em que a disputa contou com mais de mil participantes por oportunidade. Foi o caso do posto de técnico judiciário de área administrativa, cargo de maior disputa, com 46.692 inscritos para 36 vagas, ou seja, 1.334 pessoas por chance.
O órgão convocou 920 aprovados durante a validade do edital. Outros 127 foram convocados por outros órgãos de peso do Poder Judiciário, como Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Superior Tribunal Militar (STM) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre outros.
Post Tribunal Pleno aprova proposta que prevê concurso do TJDFT com 93 vagas em Papo de Concurseiro.