Ícone do site Fluxo de Estudo

Sisu 2023.2: edital com o cronograma completo da edição já está disponível

O MEC (Ministério da Educação) publicou o edital da segunda edição do Sisu 2023.2. Como já indicado na última semana pelo portal Acesso Único, os candidatos terão do dia 19 de junho até as 23h59 do dia 22 de junho para se inscrever no programa, por meio da página oficial. Para participar, é necessário ter feito o Enem 2022 e obtido nota superior a zero na redação. O  programa, que garante vagas em universidades públicas de todo o Brasil, é totalmente gratuito.

Ao se inscrever no Sisu 2023.2, o candidato deve especificar, em ordem de preferência, suas duas opções de curso (na instituição, campus e turno desejado), além da modalidade em que irá concorrer. Algumas universidades adotam um critério de nota mínima para se inscrever em alguns cursos – essa informação ficará visível no momento da inscrição. Candidatos que fizeram o Enem na condição de treineiro não podem participar do Sisu.

De acordo com o edital, a chamada regular e única será divulgada no dia 27 de junho. O candidato poderá consultar o resultado por meio da página oficial do Sisu ou pelos sites das instituições para as quais se candidatou. O período de matrículas será de 29 de junho a 4 de julho, sendo dever do candidato observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição – aqueles que não se matricularem, perderão a vaga.

O candidato que não foi aprovado na chamada regular em nenhuma das duas opções de curso, poderá participar da lista de espera. Para isso, deverá manifestar interesse, no próprio site do Sisu, entre os dias 27 de junho e 4 de julho. Só é possível participar da lista de espera para uma das duas opções de curso. Essas não possuem um cronograma ou uma quantidade definida, elas vão sendo publicadas pelas próprias universidades conforme o preenchimento das vagas. Cabe ao candidato ficar atento.

O que é o Sisu

O Sisu é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior, por meio da nota da edição mais recente do Enem.

Para se candidatar às vagas é necessário acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, informar o número de inscrição no Enem 2022 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções de vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

O período de inscrições

Ao longo do período de inscrições do Sisu os candidatos podem mudar o curso selecionado em primeira ou segunda opção. Todos os dias, o sistema é atualizado com novas notas de corte, que variam de acordo com a média dos candidatos inscritos. A opção considerada na seleção será aquela escolhida no último dia de inscrições.

Modalidades de concorrência

O candidato também deverá indicar na inscrição qual é a modalidade de concorrência em que ele se encaixa: ampla concorrência ou cotas para escolas públicas ou PPI (pretos, pardos e indígenas). Mas, ainda que ele tenha direito a concorrer pelas ações afirmativas, poderá optar pela ampla concorrência como estratégia. Entenda alguns casos em que vale a pena a ampla concorrência, mesmo tendo direito a cotas.

Cronograma Sisu 2023.2

Inscrições: 19 a 22 de junho

Resultado da chamada única: 27 de junho

Período de matrículas: 29 de junho a 4 de julho

Prazo para participar da lista de espera: 27 de junho a 4 de julho

Sair da versão mobile