Se você visitar Roma, provavelmente irá ver ruínas do que outrora a cidade foi. Mas agora um arqueólogo criou uma reconstrução digital 3D de como era a capital romana em seu auge. O modelo digital permite que os espectadores sobrevoem templos, bordéis e casas de banho do século 4 d.C., tudo isso virtualmente.
O modelo, chamado Rome Reborn: Flight over Ancient Rome, foi apresentado pela Flyover Zone, uma empresa de tecnologia educacional, e idealizado pelo arqueólogo digital da Escola Luddy de Informática, Computação e Engenharia da Universidade de Indiana, Bernard Frischer. A ideia surgiu há algumas décadas, em 1974, enquanto o pesquisador visitava o Museu da Civilização Romana, e viu um modelo físico da Roma Antiga.
Na época Frischer era bolsista do Prêmio Roma de Clássicos na Academia Americana em Roma, e após ver o modelo físico pensou que poderia fazer uma versão melhorada e computadorizada. O trabalho levou várias décadas para ser concluído e contou com o apoio de uma série de matérias e profissionais.
Frischer trabalhou com arqueólogos e historiadores para garantir que a réplica fosse precisa;Também foram utilizados uma série de registos históricos de como era a Capital do Império Romano no início do século 4;Engenheiros também participaram do projeto para digitalizar o modelo físico do museu e usar como base para criar a cidade digital.
De acordo com o arqueólogo digital, o demorado processo de reconstrução foi tedioso, mas valeu o esforço no final. No modelo é possível visitar monumentos históricos como o Coliseu, o Panteão e o Fórum Romano.
Olhei plantas antigas e fotografias de ruínas e juntei tudo. Eu queria ter uma visualização para as pessoas saberem como seria a cidade instantaneamente. Em duas horas de exploração, as pessoas hoje saberão mais do que um estudante de doutorado saberia na década de 1970.
Outras versões da Roma Antiga
Essa não é a primeira versão lançada do Rome Reborn, o primeiro modelo digital da cidade foi lançado em 2007 e contou com outras duas versões, uma em 2008 e outra em 2018. Agora Frischer e sua equipe adicionaram construções que não estavam no modelo anterior, como as Termas de Caracalla, os templos do Monte Capitolino, o Estádio de Domiciano (atual Piazza Navona) e os teatros de Balbo, Marcelo e Pompeu, o Grande.
O arqueólogo espera que visitar a Roma Antiga desperte virtualmente o interesse das pessoas não só pela antiguidade em geral como pela cidade.
O Rome Reborn: Flight over Ancient Rome versão 4.0 foi lançado no último dia 8 de novembro e está disponível para download no Yorescape.com. Para visitar Roma Antiga virtualmente é necessário realizar uma assinatura anual de US$ 49,99, mas para o lançamento foi disponibilizado um teste gratuito de uma semana.
Post Roma Antiga é reconstruída em modelo 3D em Olhar Digital.